A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Brasil, traz uma nova proposta de progressão curricular que, pela lógica disciplinar ser ainda predominante, precisa ser fortemente discutida para construção de possibilidades potencializadoras dos processos de ensino e de aprendizagem. Por definição, o currículo se constrói em torno da interseção de realidades, sendo gerado e gerando sentido em toda prática escolar (Lopes; Macedo, 2011). Neste tocante, temos teorias curriculares que explicam as lógicas de organizações disciplinares e integradas. Partindo do questionamento de como ocorre a progressão das aprendizagens da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), dentro de todo este bojo de organização curricular, como objetivo central de nossa pesquisa, analisamos os processos de ensino e impactos na aprendizagem, a partir da progressão dos conhecimentos na área de CNT no Ensino Médio. Como método, realizamos a análise de conteúdo apoiada em Softwares de Análise Qualitativa de Dados, utilizando o software MAXQDA© . Coletamos os dados por meio de questionários direcionados a quatro docentes da Rede Estadual de Ensino de Alagoas, Brasil. Com as respostas coletadas, importamos os dados no MAXQDA© e emergimos códigos de análise e suas frequências. Para agrupar os códigos, formulamos três categorias principais a partir das perguntas do questionário e enquadramos os códigos. As categorias foram: progressão curricular; progressão da interdisciplinaridade; e processo de ensino e impactos na aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontam que os processos de ensino e de aprendizagem da área são marcados por faltas de articulação entre docentes, de recursos, de formação, de conhecimentos sobre a nova realidade curricular e de propostas mais lapidadas para condução de uma aprendizagem integral. Para além disso, alguns aspectos positivos também emergiram, como o reconhecimento de atributos importantes da interdisciplinaridade e do currículo em espiral e do desenvolvimento propositivo do processo de aprendizagem.