O trabalho tem por objetivo investigar os direcionamentos da Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, para o uso de tecnologias na educação, e suas repercussões na formação continuada de professores da educação básica. Metodologicamente, o estudo apresenta uma abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa bibliográfica e documental para responder aos questionamentos: Como a Formação Continuada para uso de tecnologias é norteada na Resolução CNE/CP nº 1/2020? Qual contribuição essa resolução traz para o processo formativo do professor da educação básica para o uso de tecnologias no fazer pedagógico? A fundamentação teórica está embasada em estudiosos como Feenberg (1991), Freire (1996), Mészáros (2005), Moran (2000; 2015), que discutem a formação de professores e a inserção de tecnologias na educação. A análise documental tem como base a Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, que estabelece as diretrizes para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). O resultado deste estudo, que está relacionado a duas pesquisas doutoral em andamento, destaca que a política de formação continuada de professores apresenta características das exigências do capitalismo para fins de adequação do cidadão às necessidades impostas pela sociedade tecnológica e capitalista, bem como para atender as requisições do mercado de trabalho. A pesquisa contribui para a compreensão da importância da formação continuada de professores para o uso de tecnologias no fazer pedagógico, de forma a orientar os alunos para o uso consciente e crítico das tecnologias a que são expostos, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes nessa área.