Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LINGUAGENS PARA UMA ESTÉTICA DA DIFERENÇA: FORMANDO PROFESSORES QUE VALORIZAM QUESTÕES INDÍGENAS DENTRO E FORA DA ESCOLA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho discorre sobre um processo pedagógico desenvolvido ao longo da unidade curricular Ensino de Linguagens para uma estética da diferença, da pós-graduação de Licenciatura em Linguagens, da Faculdade Sesi-SP de Educação. Trata das atividades desenvolvidas durante o 1º semestre de 2024, sobretudo, no que diz respeito às estéticas indígenas. Exprime associações entre Literatura e outras linguagens artísticas, como música e cinema, pautando-se nos pressupostos de Ailton Krenak (2020) a respeito de uma educação decolonial. Além disso, baseia-se em autores e em artistas como Marcia Kambeba (2021) e MC Owerá (2022), a fim de estabelecer relações teóricas, literárias e artísticas entre as subjetividades que engendram a ideia de corporificar a literatura, numa proposta de trabalho interdisciplinar e subversivo com as linguagens. Propõe uma abordagem crítica sobre a trajetória histórica e social desde a colonização até a contemporaneidade, utilizando como referenciais artigos e documentários, como Guerras do Brasil (Bolognesi, 2019). Além disso, provoca reflexões acerca dos aspectos coloniais do currículo. Descreve a sequência didática utilizada na unidade curricular em pauta, bem como os resultados obtidos, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa-ação realizada, a qual se propôs a refletir e contribuir com a formação de professores da rede pública do estado de São Paulo.

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