Este estudo aborda as experiências dos pós-graduandos em Geografia durante o estágio docente, explorando como essa prática contribui para sua formação e desenvolvimento profissional. O objetivo é relatar e analisar as vivências desses estudantes, destacando as competências desenvolvidas e os desafios enfrentados ao longo do estágio. A pesquisa justifica-se pela importância de documentar essas experiências, uma vez que o estágio docente é um componente essencial na construção da identidade profissional dos futuros professores de Geografia.A metodologia adotada consiste em um relato de experiência com abordagem qualitativa, em que se coletou relatos pessoais dos pós-graduandos sobre suas vivências no estágio. A análise é de cariz interpretativo, buscando identificar padrões e temas recorrentes que possam oferecer subsídios para a compreensão das práticas pedagógicas e da formação do pós-graduando em Geografia. Os resultados indicam que o estágio oferece competências desenvolvidas pelos pós-graduandos, como habilidades pedagógicas, didáticas e a construção de sua identidade docente e de pesquisador. Além disso, entende-se que há desafios enfrentados, como a adaptação às dinâmicas da sala de aula e a gestão do planejamento e execução de aulas com cariz acadêmico. O estudo identificou que o estágio contribui para o aprimoramento dos programas de pós-graduação.