Considerando a educação como um direito de todos e atentando para os princípios inclusivos que abrangem as políticas no campo educacional brasileiro, o presente trabalho tem como objetivo discutir ações afirmativas acerca da inclusão de crianças autistas (TEA) na rede regular de ensino. Quanto à natureza, a presente pesquisa se classifica como qualitativa, sendo exploratória, dedutiva e documental quanto aos objetivos. O estudo também se ancora em uma pesquisa bibliográfica, com base em materiais já elaborados e publicados, como livros e artigos científicos. A inclusão de crianças autistas no ensino regular vem passando por mudanças significativas, visando à habituação frente às diferenças. Nessa perspectiva, a temática reafirma a necessidade de que todos compreendam e respeitem a diversidade humana, e que possam contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, cabendo ao professor um olhar atento às necessidades de cada aluno, focando em suas potencialidades para que, de fato, esse aluno se sinta incluído, efetivando, assim, o processo de ensino e aprendizagem. O ato de incluir um aluno, de acordo com as suas especificidades, em uma escola regular não pode ser visto como um mero ato obrigatório, mas sim como uma prática apoiada em um paradigma educacional voltado à defesa da diversidade e dos direitos humanos, tratando-se, de um processo social complexo que resulta de ações estabelecidas por agentes distintos envolvidos (diretamente ou indiretamente) com o processo de ensino-aprendizagem.