Esta pesquisa se originou da necessidade de discutir e refletir a acessibilidade comunicacional nos sites das Universidades Federais no Estado do Pará e a contribuição oferecida ao público da Educação Especial, visto que na atualidade a disponibilização da informação com recursos de acessibilidade contribui para a inclusão social. Além, dos conteúdos apresentados nas páginas web é necessário que estas instituições sigam o conjunto de recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) , pois proporcionará a autonomia e a igualdade de acesso durante a navegação web. O presente trabalho foi realizado através de uma análise comparativa sobre a ótica da acessibilidade web aplicado aos sites institucionais: da Universidade Federal do Pará, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, da Universidade Federal Rural da Amazônia e da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tal análise, com base: nos padrões web de acessibilidade, nas diretrizes/recomendações de acessibilidade e nos validadores automáticos usados durante a análise comparativa dos resultados sobre os sites dessas universidades. Logo, possibilitando refletir as vantagens de aplicar as boas práticas e sugerir como adequar recomendações ainda não implementadas. Essa pesquisa teve um levantamento bibliográfico para compreender o cenário atual e o cunho quantitativo sobre a análise dos resultados comparativos dos sites das universidades selecionadas nesta pesquisa. Como base teórica para elaboração desta pesquisa trabalhamos com os conceitos de Métodos de Pesquisa (GERHARDT et al, 2009), Inclusão (SASSAKI, 2006), Acessibilidade Digital (CORREA et al, 2023). A referida pesquisa poderá contribuir com outros artigos na área de acessibilidade comunicacional web e o processo de inclusão social gerado a partir dos sites institucionais das universidades federais no Brasil.