A presente pesquisa visa investigar os efeitos e resultados da prática habitual de escuta e leitura com idosos com a intenção de contribuir para a preservação de suas memórias. Como referencial teórico-metodológico, nossos estudos partiram de uma pesquisa com cunho teórico e enfoque exploratório, no qual buscamos comprovar através de atividades em campo os benefícios que esta prática pode trazer ao público longevo. O desenvolvimento da pesquisa envolveu: visita guiada ao residencial de idosos, entrevista com a gestão, prática de leitura e escuta com os residentes do lugar, registros fotográficos do local e das ações, relato dos funcionários sobre o impacto das intervenções na rotina da instituição, além da nossa análise e reflexão acerca da viabilidade de disseminação desta ação em outros grupos da terceira idade. Como resultados, pudemos perceber e recebemos também informações dos colaboradores envolvidos nas tarefas afirmando que a participação dos idosos na prática de leitura e escuta foi bastante positiva à socialização geral, à comunicação e o hábito da leitura pôde ser continuado mesmo após o encerramento das nossas atividades, funcionando como uma ferramenta de auxílio ao exercício mental, autonomia e aquisição de conhecimento nesta fase da vida, um estímulo à manutenção de um dia a dia mais ativo, contribuindo diretamente com a preservação das suas memórias.