Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Análise das condições socioeconômicas e culturais de alunos de três escolas municipais de Medianeira/PR a partir dos questionários contextuais do SAEB”, que buscou aproximar a realidade social, econômica, educacional e cultural de escolas, por meio dos questionários contextuais dos alunos respondidos juntamente com os testes de aprendizagem do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que desempenham um papel importante na interpretação dos dados. O objetivo do artigo é descrever e interpretar os resultados acerca do início da vida escolar, índice de reprovação e evasão escolar dos estudantes do Ensino Fundamental I. Para tal, utilizou-se da metodologia descritiva e comparativa de cunho bibliográfico e documental. O estudo das informações obtidas no questionário contextual, possibilitou a compreensão dos resultados da avaliação SAEB e da vivência dos alunos. Diante da análise visualizou-se que a maioria dos alunos iniciaram o período escolar já na Educação Infantil enfatizando sua necessidade e importância, já em relação aos índices de reprovação, estes foram expressivos quando comparados aos dados à nível municipal, a evasão escolar se mostrou baixa. Constatou-se que as características individuais dos alunos podem ter relação com o rendimento escolar e necessitam serem retomadas pelos profissionais de ensino como um instrumento.