Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE FISIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE TABELAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NEUROFISIOLOGIA E FISIOLOGIA ENDÓCRINA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Componente de Fisiologia faz parte dos currículos dos cursos de graduação das áreas de saúde e ciências biológicas, e abrange conteúdos que demandam dos alunos o entendimento de diversos temas sobre o funcionamento de processos biológicos em diversos níveis de organização. Dado o grande volume de informações apresentadas ao longo das aulas, alguns alunos enfrentam dificuldades em sistematizar os conceitos apresentados, o que nos motivou a desenvolver novas ferramentas didáticas com o uso de metodologias ativas de aprendizagem. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, com o método da observação-participante através do acompanhamento de aulas do componente curricular “Fisiologia Animal Comparada” para os alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, campus I - João Pessoa, durante a aplicação de uma nova proposta de atividade didática. A atividade consistiu em apresentar aos alunos tabelas retiradas dos livros-textos utilizados em aula, sobre temas de neurofisiologia e fisiologia endócrina. Estas tabelas foram modificadas, de modo que as informações sistematizadas nas diversas células foram recortadas e retiradas do corpo da tabela, sendo impressas separadamente. Após a discussão dos temas-alvo durante aulas dialogadas, as tabelas vazadas e as informações impressas foram apresentadas aos alunos que, organizados em grupos, deveriam dispor as informações corretamente no corpo da tabela. Essa atividade mostrou-se de fácil execução em sala, envolvendo objetivo de aprendizagem com baixo nível de complexidade (listar, lembrar). Os resultados preliminares revelam que a utilização da atividade proposta proporcionou um espaço muito rico de construção cognitiva e sociabilidade, pois para além do protagonismo e envolvimento nas atividades propostas, observou-se que as interações entre os alunos nos momentos de montagem das tabelas foram positivas, favorecendo, além da aprendizagem significativa, o desenvolvimento de habilidades de comunicação.

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