Há algumas décadas a expressão, indicadores do desempenho escolar vem se tornando cada vez mais proferida em espaços que de algum modo dizem respeito à participação de diferentes atores envolvidos no processo ensino aprendizagem, tanto nos elaborados gabinetes de tomadas de decisão quanto nas desequipadas salas de aula onde parte significativa do processo acontece efetivamente ou deveria acontecer. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB é um desses indicadores em cena a partir do ano 2007. Neste artigo, tem-se por objetivo relacionar notas de IDEBS em quinze (15) municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu na Bahia e comparar possíveis influências entre municípios localizados mais próximos ou mais distantes de Salvador, capital do Estado. Metodologicamente, trata-se de um estudo comparado a partir de dados secundários, tendo-se por base os IDEBs ano 2022 em municípios das porções alta, média e baixa do referido espaço, sendo cinco municípios em cada porção. Resultados preliminares dão conta de que entre os municípios que se encontram mais próximos da capital, as somas das maiores notas são inferiores às somas verificadas em municípios mais distantes. Na Porção Alta, o Município de Novo Horizonte, distantes aproximadamente (600) quilômetros de Salvador, a soma do IDEB nas séries iniciais e finais é de (12,3); Itaim, Porção Média, a soma é de (12,5); ao contrário, Salinas das Margaridas, Porção Baixa, há menos de trinta (30) quilômetros de Salvador, essa soma é de (9,8). Em relação aos menores IDEBS, se observa essa mesma situação, mais próximo da capital, somas menores. Diante de tais resultados ao que nos parece a distância entre Salvador e municípios das diferentes porções do referido espaço não resulta em interferência no que se refere ao indicador IDEB.