AS RELAÇÕES SOCIAIS E A AFETIVIDADE NAS TEORIAS DE LEV S. VIGOTSKI E HENRY WALLON
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109662 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1098 "inscrito_id" => 7656 "titulo" => "AS RELAÇÕES SOCIAIS E A AFETIVIDADE NAS TEORIAS DE LEV S. VIGOTSKI E HENRY WALLON" "resumo" => "Henry Wallon e Lev S. Vigotski foram dois teóricos muito importantes para áreas como psicologia, medicina e, de forma um pouco mais recente, para a educação. Ambos viveram em épocas próximas, mas em contextos sociopolítico-culturais bastante diferentes. Wallon viveu toda a sua vida na França, enquanto Vigotski pertencia à Rússia Ocidental. Tanto Wallon quanto Vigotski se debruçaram em estudos voltados para a psicologia e para o desenvolvimento cognitivo infantil. Aspectos como cultura, relações sociais, linguagem e afetividade foram considerados fatores essenciais para a formação do indivíduo, de acordo com os autores. Para ambos, os fenômenos da vivência vão muito além do orgânico, sendo imprescindível compreender a importância do socioafetivo para o desenvolvimento global do ser humano na infância. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar vida e obra dos dois autores, bem como traçar um panorama a respeito das similaridades entre as obras produzidas por eles. Os estudos propostos por Vigotski e Wallon se tornaram um valoroso referencial para a pedagogia e unidos apresentam enorme potencial para o enriquecimento da prática pedagógica e para a sensibilização do olhar de educadores. Se faz necessário que as nuances envolvidas na construção do indivíduo sejam analisadas através de variados e diversos referenciais, a fim de enriquecer os debates voltados para a melhoria do processo educacional como um todo. Enxergar o sujeito de forma monista empobrece e fragmenta a riqueza do desenvolvimento humano, bem como o processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7656_TB1098_28102024210721.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CASTELÃO SOUSA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandacastelao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109662 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1098 "inscrito_id" => 7656 "titulo" => "AS RELAÇÕES SOCIAIS E A AFETIVIDADE NAS TEORIAS DE LEV S. VIGOTSKI E HENRY WALLON" "resumo" => "Henry Wallon e Lev S. Vigotski foram dois teóricos muito importantes para áreas como psicologia, medicina e, de forma um pouco mais recente, para a educação. Ambos viveram em épocas próximas, mas em contextos sociopolítico-culturais bastante diferentes. Wallon viveu toda a sua vida na França, enquanto Vigotski pertencia à Rússia Ocidental. Tanto Wallon quanto Vigotski se debruçaram em estudos voltados para a psicologia e para o desenvolvimento cognitivo infantil. Aspectos como cultura, relações sociais, linguagem e afetividade foram considerados fatores essenciais para a formação do indivíduo, de acordo com os autores. Para ambos, os fenômenos da vivência vão muito além do orgânico, sendo imprescindível compreender a importância do socioafetivo para o desenvolvimento global do ser humano na infância. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar vida e obra dos dois autores, bem como traçar um panorama a respeito das similaridades entre as obras produzidas por eles. Os estudos propostos por Vigotski e Wallon se tornaram um valoroso referencial para a pedagogia e unidos apresentam enorme potencial para o enriquecimento da prática pedagógica e para a sensibilização do olhar de educadores. Se faz necessário que as nuances envolvidas na construção do indivíduo sejam analisadas através de variados e diversos referenciais, a fim de enriquecer os debates voltados para a melhoria do processo educacional como um todo. Enxergar o sujeito de forma monista empobrece e fragmenta a riqueza do desenvolvimento humano, bem como o processo ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7656_TB1098_28102024210721.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CASTELÃO SOUSA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandacastelao@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }