Henry Wallon e Lev S. Vigotski foram dois teóricos muito importantes para áreas como psicologia, medicina e, de forma um pouco mais recente, para a educação. Ambos viveram em épocas próximas, mas em contextos sociopolítico-culturais bastante diferentes. Wallon viveu toda a sua vida na França, enquanto Vigotski pertencia à Rússia Ocidental. Tanto Wallon quanto Vigotski se debruçaram em estudos voltados para a psicologia e para o desenvolvimento cognitivo infantil. Aspectos como cultura, relações sociais, linguagem e afetividade foram considerados fatores essenciais para a formação do indivíduo, de acordo com os autores. Para ambos, os fenômenos da vivência vão muito além do orgânico, sendo imprescindível compreender a importância do socioafetivo para o desenvolvimento global do ser humano na infância. Dessa forma, este trabalho se propõe a apresentar vida e obra dos dois autores, bem como traçar um panorama a respeito das similaridades entre as obras produzidas por eles. Os estudos propostos por Vigotski e Wallon se tornaram um valoroso referencial para a pedagogia e unidos apresentam enorme potencial para o enriquecimento da prática pedagógica e para a sensibilização do olhar de educadores. Se faz necessário que as nuances envolvidas na construção do indivíduo sejam analisadas através de variados e diversos referenciais, a fim de enriquecer os debates voltados para a melhoria do processo educacional como um todo. Enxergar o sujeito de forma monista empobrece e fragmenta a riqueza do desenvolvimento humano, bem como o processo ensino-aprendizagem.