Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO E ADAPTAÇÃO: METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM SUPORTE FAMILIAR PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO COGNITIVA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo visa a elaboração de metodologias no ensino da educação básica que contribua para maior inclusão de alunos com TEA, aliadas ao suporte familiar, que auxiliem na promoção do desenvolvimento cognitivo desses alunos. Essa pesquisa se fundamenta em teorias e abordagens que embasam e orientam a investigação e aprofundamento nesse campo. A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel destaca a importância de adaptar o ensino para conectar novos conhecimentos aos conceitos prévios dos alunos, enfatizando a relevância de práticas educacionais inclusivas e adaptadas. A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) coloca os alunos autistas no centro do processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento cognitivo por meio de projetos significativos e desafiadores. A Teoria Ecológica e Sistêmica de Bronfenbrenner ressalta a influência dos diversos ambientes, incluindo a escola e a família, no desenvolvimento dos alunos, destacando a importância de uma abordagem colaborativa entre escola e família para oferecer um suporte abrangente e consistente. Para a pesquisa, será adotada uma abordagem qualitativa, utilizando estudos de caso para investigar práticas inclusivas e adaptadas em instituições de educação básica. A coleta de dados ocorrerá por meio de observações, entrevistas com professores, familiares e portadores de TEA, e análise de documentos institucionais. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo, identificando padrões, temas e percepções relacionados às estratégias de inclusão e adaptação curricular. Ao integrar essas teorias e metodologias, o estudo visa identificar práticas eficazes para a inclusão e adaptação de metodologias de ensino, além de desenvolver diretrizes que possam ser aplicadas na educação básica, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e o bem-estar de alunos com TEA.

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