O presente resumo analise produções bibliográficas referentes aos temas sobre políticas educacionais relacionadas ao Novo Ensino Médio no Brasil a partir da proposição da Lei nº 13.415/17 e suas reverberações em práticas e debates em torno da sua implementação. Para tanto, foram fundamentadas nos estudos teóricos de Bourdieu (2004) e Ball (2016) realizou-se uma pesquisa bibliográfica somada a uma análise documental de natureza qualitativa. Nesse sentido, objetiva-se contextualizar as reformas educacionais em torno do Novo Ensino Médio e os desdobramentos propostos em uma nova estrutura curricular composto pela Formação Geral Básica-FGB e os Itinerários Formativos presentes na referida lei. No entanto, o que se discute em torno dessa lei, conforme as análises, e sua implementação são as aplicações práticas, debates e críticas que incluem estudantes, professores, entidades educacionais e autores que interpelam a forma como se discorreu a implementação dessa lei nas escolas e nos currículos. Na prática, ao aplicar a Lei nº 13.415/2017 e, por conseguinte, os diferentes percursos de aprendizagem, as redes de ensino não ofereceram todas as escolhas disponíveis aos estudantes, limitando assim sua liberdade de escolha (Kuezer, 2017; Pizolati, 2021). Diante do exposto, propõe-se ampliar e expandir o debate sobre o Projeto de Lei nº 5230/2023 que trata de diretrizes para a política nacional do Novo Ensino Médio e a relevância de desafios significativos à sua implementação como a necessidade de reestruturação nas escolas de educação básica - etapa: ensino médio.