No atual cenário da Educação brasileira, altos índices de evasão e desistência tem nos levado a pensar em possibilidades pedagógicas que motivem o estudante, bem como, diminuam a distância entre teoria e prática. Neste sentido, destacam-se as aulas campais, que proporcionam aos estudantes novas percepções e experiências, mediante um olhar crítico e reflexivo diante da realidade que o cerca. O presente artigo tem o objetivo de ressaltar a importância das aulas de campo no processo de aprendizagem, fundamentado nas experiências vivenciadas por discentes do curso de pedagogia (primeiro e segundo período), ligados ao Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada em João Pessoa -PB. Trata-se de um relato de experiência de aulas de campo realizadas em Junho e Novembro de 2023. As aulas foram baseadas no livro de Antônio Carlos Ferreira Pinheiro, intitulado “Um roteiro histórico educacional na cidade de João Pessoa”, tendo como foco uma visão patrimonial a partir dos edifícios que marcaram a história da educação na cidade, dentre estes, destacamos o Lyceu Paraibano. Para sistematização metodológica, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa, um questionário online no Google Forms para a coleta de dados junto aos discentes que participaram das aulas. Fundamenta-se em estudos realizados por Pinheiro (2008); Miranda (2021), entre outros. Os resultados preliminares indicam que as aulas de campo são ações pedagógicas atrativas e de extrema importância, uma vez que contribuem com uma formação crítico-reflexiva, em que teoria e prática seguem articuladas no processo de ensino e aprendizagem.