O gerenciamento de resíduos tem ganhado destaque como uma medida essencial para no tratamento eficiente por reduzir danos ambientais e preservar a saúde dos ecossistemas aquáticos. As práticas experimentais realizadas em laboratório de IES podem oferecer riscos pela complexidade das propriedades físico-químicas e natureza tóxica, embora, contribuem na aprendizagem significativa estimulando o interesse dos alunos em investigações cientificas, na compressão de conceitos básicos e no processo de conhecimento. Preocupados em minimizar os impactos, o estudo em questão tem como objetivo monitorar os resíduos químicos gerados das aulas experimentais da disciplina de ITQ (Introdução As Transformações Químicas) oferecida para os cursos de química no campus II da UFPB. Além disso, verificar a origem do resíduo e compatibilidade entre eles, bem como buscar informações sobre as características, armazenamento, tratamento e recuperação para traçar propostas de gerenciamento que satisfaça às condições e necessidades do departamento quanto a disposição final dos resíduos gerados. Com metodologia de natureza investigativa-qualitativa, a abordagem que teve como foco as aulas experimentais da disciplina citada e dados apontados pela equipe técnica através da aplicação de um questionário e identificação do resíduo estocado. Com base nos resultados alcançados pode-se identificar a classificação, periculosidade, quantidade de resíduos, suas especificações (Composição, Estado Físico, Destino, Grupo de Resíduo, Grupo Químico, Frasco de Resíduo) e reações subsequentes. Como conclusão é importante salientar que diagnóstico dessa natureza é fundamental para auxiliar na elaboração de um plano de gestão sustentável aliado a criação de um Inventário de Resíduo que sirva como instrumento de controle ambiental no local.