A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113810 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7044 "inscrito_id" => 17105 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE" "resumo" => "A disciplina de Fenômenos de Transporte (FT) apresenta uma certa complexidade por requisitar conhecimentos prévios em áreas como física, química e matemática, além de possuir uma ementa extensa. Portanto, o estudo de FT pode gerar inúmeras dúvidas ou dificuldades as quais muitas vezes não são esclarecidas e acompanham o discente ao longo do curso. O monitor auxilia os estudantes no entendimento da aplicação dos conteúdos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a monitoria é reconhecida como um recurso valioso para formação de futuros educadores. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas na Monitoria da disciplina de FT no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), bem como o impacto dessa atividade na perspectiva dos discentes. Os monitores cumpriram carga horária de oito horas semanais de atendimento e quatro horas para orientação e auxílio com o professor da disciplina. Utilizou-se a metodologia de revisão do conteúdo, resolução de exercícios e momentos para discussão do assunto de forma presencial e remota quando necessário. Os discentes responderam a um questionário no qual puderam expressar a importância/impacto da monitoria em FT. Os depoimentos dos alunos sugerem que a monitoria contribuiu com o ensino-aprendizagem, principalmente na resolução de exercícios, uma vez que em sala de aula essa atividade foi limitada devido a quantidade de conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17105_TB7044_10062024195930.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARA MAIA BESSA" "autor_nome_curto" => "ALINE BESSA" "autor_email" => "aline.bessa@ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113810 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7044 "inscrito_id" => 17105 "titulo" => "A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE" "resumo" => "A disciplina de Fenômenos de Transporte (FT) apresenta uma certa complexidade por requisitar conhecimentos prévios em áreas como física, química e matemática, além de possuir uma ementa extensa. Portanto, o estudo de FT pode gerar inúmeras dúvidas ou dificuldades as quais muitas vezes não são esclarecidas e acompanham o discente ao longo do curso. O monitor auxilia os estudantes no entendimento da aplicação dos conteúdos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a monitoria é reconhecida como um recurso valioso para formação de futuros educadores. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é apresentar as atividades desenvolvidas na Monitoria da disciplina de FT no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), bem como o impacto dessa atividade na perspectiva dos discentes. Os monitores cumpriram carga horária de oito horas semanais de atendimento e quatro horas para orientação e auxílio com o professor da disciplina. Utilizou-se a metodologia de revisão do conteúdo, resolução de exercícios e momentos para discussão do assunto de forma presencial e remota quando necessário. Os discentes responderam a um questionário no qual puderam expressar a importância/impacto da monitoria em FT. Os depoimentos dos alunos sugerem que a monitoria contribuiu com o ensino-aprendizagem, principalmente na resolução de exercícios, uma vez que em sala de aula essa atividade foi limitada devido a quantidade de conteúdo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17105_TB7044_10062024195930.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE MARA MAIA BESSA" "autor_nome_curto" => "ALINE BESSA" "autor_email" => "aline.bessa@ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }