Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MARATONA DE QUÍMICA: APRENDENDO REAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DE QUEBRA-CABEÇA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109654
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 507
    "titulo" => "MARATONA DE QUÍMICA: APRENDENDO REAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DE QUEBRA-CABEÇA"
    "resumo" => "A química é uma disciplina fundamental no currículo da educação básica, pois é capaz de conciliar as dimensões científica, social e cultural. No entanto, o ensino de química nas escolas enfrenta a falta de motivação dos estudantes, devido, por exemplo, às dificuldades que têm para relacionar o conteúdo com o cotidiano. Nesse contexto, é importante inserir a ludicidade nessa disciplina, com o intuito de auxiliar o professor e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Buscando promover a ludicidade, estudantes de licenciatura em química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), câmpus Coxim, participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e organizaram o evento Maratona de Química. Tal evento busca oportunizar a interação entre os participantes e fortalecer a formação docente. Além de promover a articulação da teoria com a prática, resulta na cooperação mútua dos professores e estudantes do curso, propiciando um ensino de química de maneira divertida. Neste trabalho, objetivamos relatar o desenvolvimento e a aplicação de uma prova que envolveu reações químicas de neutralização total e parcial por meio de quebra-cabeça (Quebrando a cabeça com reações de neutralização), ocorrida na VIII Maratona de Química, envolvendo estudantes do ensino médio de escolas públicas de Coxim e região. A prova estimulou a interação, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para executá-la, foram produzidos, no laboratório para fabricação de protótipos – IFMAKER, quebra-cabeças em mdf, ilustrando 4 reações químicas. Dentre os resultados alcançados, destacam-se: a resolução correta dos quebra-cabeças pelos estudantes e sua atuação conjunta para a resolução das reações, a contribuição com a formação dos licenciandos e o incentivo científico aos estudantes do ensino médio. Os resultados apontam para a importância de implementar ações semelhantes à Maratona de Química nas escolas a fim de despertar maior interesse pela ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID507_TB1086_16102024103145.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DE OLIVEIRA ROCHA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE BARBOSA"
    "autor_email" => "viviane.rocha@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109654
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 507
    "titulo" => "MARATONA DE QUÍMICA: APRENDENDO REAÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DE QUEBRA-CABEÇA"
    "resumo" => "A química é uma disciplina fundamental no currículo da educação básica, pois é capaz de conciliar as dimensões científica, social e cultural. No entanto, o ensino de química nas escolas enfrenta a falta de motivação dos estudantes, devido, por exemplo, às dificuldades que têm para relacionar o conteúdo com o cotidiano. Nesse contexto, é importante inserir a ludicidade nessa disciplina, com o intuito de auxiliar o professor e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Buscando promover a ludicidade, estudantes de licenciatura em química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), câmpus Coxim, participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e organizaram o evento Maratona de Química. Tal evento busca oportunizar a interação entre os participantes e fortalecer a formação docente. Além de promover a articulação da teoria com a prática, resulta na cooperação mútua dos professores e estudantes do curso, propiciando um ensino de química de maneira divertida. Neste trabalho, objetivamos relatar o desenvolvimento e a aplicação de uma prova que envolveu reações químicas de neutralização total e parcial por meio de quebra-cabeça (Quebrando a cabeça com reações de neutralização), ocorrida na VIII Maratona de Química, envolvendo estudantes do ensino médio de escolas públicas de Coxim e região. A prova estimulou a interação, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para executá-la, foram produzidos, no laboratório para fabricação de protótipos – IFMAKER, quebra-cabeças em mdf, ilustrando 4 reações químicas. Dentre os resultados alcançados, destacam-se: a resolução correta dos quebra-cabeças pelos estudantes e sua atuação conjunta para a resolução das reações, a contribuição com a formação dos licenciandos e o incentivo científico aos estudantes do ensino médio. Os resultados apontam para a importância de implementar ações semelhantes à Maratona de Química nas escolas a fim de despertar maior interesse pela ciência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID507_TB1086_16102024103145.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DE OLIVEIRA ROCHA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE BARBOSA"
    "autor_email" => "viviane.rocha@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A química é uma disciplina fundamental no currículo da educação básica, pois é capaz de conciliar as dimensões científica, social e cultural. No entanto, o ensino de química nas escolas enfrenta a falta de motivação dos estudantes, devido, por exemplo, às dificuldades que têm para relacionar o conteúdo com o cotidiano. Nesse contexto, é importante inserir a ludicidade nessa disciplina, com o intuito de auxiliar o professor e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Buscando promover a ludicidade, estudantes de licenciatura em química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), câmpus Coxim, participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e organizaram o evento Maratona de Química. Tal evento busca oportunizar a interação entre os participantes e fortalecer a formação docente. Além de promover a articulação da teoria com a prática, resulta na cooperação mútua dos professores e estudantes do curso, propiciando um ensino de química de maneira divertida. Neste trabalho, objetivamos relatar o desenvolvimento e a aplicação de uma prova que envolveu reações químicas de neutralização total e parcial por meio de quebra-cabeça (Quebrando a cabeça com reações de neutralização), ocorrida na VIII Maratona de Química, envolvendo estudantes do ensino médio de escolas públicas de Coxim e região. A prova estimulou a interação, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para executá-la, foram produzidos, no laboratório para fabricação de protótipos – IFMAKER, quebra-cabeças em mdf, ilustrando 4 reações químicas. Dentre os resultados alcançados, destacam-se: a resolução correta dos quebra-cabeças pelos estudantes e sua atuação conjunta para a resolução das reações, a contribuição com a formação dos licenciandos e o incentivo científico aos estudantes do ensino médio. Os resultados apontam para a importância de implementar ações semelhantes à Maratona de Química nas escolas a fim de despertar maior interesse pela ciência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.