A química é uma disciplina fundamental no currículo da educação básica, pois é capaz de conciliar as dimensões científica, social e cultural. No entanto, o ensino de química nas escolas enfrenta a falta de motivação dos estudantes, devido, por exemplo, às dificuldades que têm para relacionar o conteúdo com o cotidiano. Nesse contexto, é importante inserir a ludicidade nessa disciplina, com o intuito de auxiliar o professor e facilitar a aprendizagem dos estudantes. Buscando promover a ludicidade, estudantes de licenciatura em química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), câmpus Coxim, participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e organizaram o evento Maratona de Química. Tal evento busca oportunizar a interação entre os participantes e fortalecer a formação docente. Além de promover a articulação da teoria com a prática, resulta na cooperação mútua dos professores e estudantes do curso, propiciando um ensino de química de maneira divertida. Neste trabalho, objetivamos relatar o desenvolvimento e a aplicação de uma prova que envolveu reações químicas de neutralização total e parcial por meio de quebra-cabeça (Quebrando a cabeça com reações de neutralização), ocorrida na VIII Maratona de Química, envolvendo estudantes do ensino médio de escolas públicas de Coxim e região. A prova estimulou a interação, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para executá-la, foram produzidos, no laboratório para fabricação de protótipos – IFMAKER, quebra-cabeças em mdf, ilustrando 4 reações químicas. Dentre os resultados alcançados, destacam-se: a resolução correta dos quebra-cabeças pelos estudantes e sua atuação conjunta para a resolução das reações, a contribuição com a formação dos licenciandos e o incentivo científico aos estudantes do ensino médio. Os resultados apontam para a importância de implementar ações semelhantes à Maratona de Química nas escolas a fim de despertar maior interesse pela ciência.