A microbiologia é área da ciência que estuda organismos que em sua maioria são visualizados apenas sob microscópio. Além de ser um conteúdo complexo, grande parte das escolas não possuem infraestrutura e equipamentos adequados, tornando esse um tema pouco abordado na educação básica, e mesmo quando trabalhado é apresentado com métodos pouco atrativos para os estudantes. O objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos microbiológicos para estudantes do 2º ano do ensino médio, no Centro de Ensino Estado de Goiás na cidade de Imperatriz- MA, utilizando como recursos aulas práticas com o uso de materiais alternativos. Sendo realizado em três etapas: na primeira aula apresentaremos aos alunos os conceitos microbiológicos através de uma aula expositiva dialogada e a turma será divida em grupos, dos quais serão solicitados os materiais do seu cotidiano para realização da prática. A segunda atividade será a elaboração do meio de cultura, onde o professor fornecerá as placas de Petri e cada grupo utilizará seus materiais (gelatina incolor, amido de milho, caldo de carne, fermento biológico, açúcar e água). Já na terceira aula os grupos farão a exposição de fotos tiradas ao longo do crescimento da cultura preparada por eles, e será proposto também um questionário que visa avaliar a assimilação dos conteúdos por meio da atividade prática. Desta forma, espera-se que a aplicação da aula prática seja uma alternativa eficaz no incentivo do interesse e curiosidade dos alunos, permitindo com que os mesmos façam a correlação dos conceitos apresentados com questões da vida cotidiana.