ANALFABETISMO E AS PREOCUPAÇÕES COM O PROCESSO DIDÁTICO/ METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA/PE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109104 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 350 "inscrito_id" => 2949 "titulo" => "ANALFABETISMO E AS PREOCUPAÇÕES COM O PROCESSO DIDÁTICO/ METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA/PE" "resumo" => "RESUMO O imaginário do ser professor pós licenciado em língua portuguesa, em geral, é previamente delineado a partir das vivências diárias nas salas a partir dos anos iniciais. Contudo, ao ingressar no Ensino Fundamental, esse imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivou-se analisar as preocupações sobre o índice de analfabetismo e os processos didático e metodológico no ensino de língua portuguesa. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de Eisenhardt, (1989), Gil, (2007), Gomes, (2013), Patton, (2002), Pereira, (2011). Ao longo da pesquisa foi observado pelas pesquisadoras, o pouco uso do livro didático dificultando assim o aprendizado de leitura. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Pois, para que o analfabetismo de estudantes dos anos finais seja evitado, é importante que as escolas envolvidas, criem projetos pedagógicos com conteúdo vinculados à realidade cotidiana desses estudantes instigando-os o estímulo a uma aprendizagem significativa. Para isto, elaborou-se uma breve proposta de ensino que poderá servir como base de estudo para construção de propostas mais elaboradas, no sentido de minimizar o índice de analfabetismo dos alunos cursistas dos anos finais da rede municipal de ensino de Goiana/PE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2949_TB350_05042024093929.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "José Vieira da" "autor_email" => "jvieira7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109104 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 350 "inscrito_id" => 2949 "titulo" => "ANALFABETISMO E AS PREOCUPAÇÕES COM O PROCESSO DIDÁTICO/ METODOLÓGICO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIANA/PE" "resumo" => "RESUMO O imaginário do ser professor pós licenciado em língua portuguesa, em geral, é previamente delineado a partir das vivências diárias nas salas a partir dos anos iniciais. Contudo, ao ingressar no Ensino Fundamental, esse imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivou-se analisar as preocupações sobre o índice de analfabetismo e os processos didático e metodológico no ensino de língua portuguesa. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de Eisenhardt, (1989), Gil, (2007), Gomes, (2013), Patton, (2002), Pereira, (2011). Ao longo da pesquisa foi observado pelas pesquisadoras, o pouco uso do livro didático dificultando assim o aprendizado de leitura. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Pois, para que o analfabetismo de estudantes dos anos finais seja evitado, é importante que as escolas envolvidas, criem projetos pedagógicos com conteúdo vinculados à realidade cotidiana desses estudantes instigando-os o estímulo a uma aprendizagem significativa. Para isto, elaborou-se uma breve proposta de ensino que poderá servir como base de estudo para construção de propostas mais elaboradas, no sentido de minimizar o índice de analfabetismo dos alunos cursistas dos anos finais da rede municipal de ensino de Goiana/PE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2949_TB350_05042024093929.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "José Vieira da" "autor_email" => "jvieira7@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }