RESUMO O imaginário do ser professor pós licenciado em língua portuguesa, em geral, é previamente delineado a partir das vivências diárias nas salas a partir dos anos iniciais. Contudo, ao ingressar no Ensino Fundamental, esse imaginário é ressignificado a partir das novas experiências que fomentam compreender, reformular e experienciar a sala de aula com um outro olhar. Nesta vertente, objetivou-se analisar as preocupações sobre o índice de analfabetismo e os processos didático e metodológico no ensino de língua portuguesa. Para isto, nos apoiamos nos estudos de concepção de língua e de Eisenhardt, (1989), Gil, (2007), Gomes, (2013), Patton, (2002), Pereira, (2011). Ao longo da pesquisa foi observado pelas pesquisadoras, o pouco uso do livro didático dificultando assim o aprendizado de leitura. Alguns dos resultados apontam para a necessidade de melhor formação dos professores, para que possam fazer melhor uso do livro didático. Pois, para que o analfabetismo de estudantes dos anos finais seja evitado, é importante que as escolas envolvidas, criem projetos pedagógicos com conteúdo vinculados à realidade cotidiana desses estudantes instigando-os o estímulo a uma aprendizagem significativa. Para isto, elaborou-se uma breve proposta de ensino que poderá servir como base de estudo para construção de propostas mais elaboradas, no sentido de minimizar o índice de analfabetismo dos alunos cursistas dos anos finais da rede municipal de ensino de Goiana/PE.