Este trabalho relata uma experiência docente na rede pública municipal de Tibau do Sul/RN, destacando a importância das atividades lúdicas no ensino da língua inglesa. O estudo mostra como essas atividades facilitam a compreensão das práticas de leitura e escrita, tornando o aprendizado mais acessível e eficaz. Integrar elementos lúdicos nas aulas de inglês não só torna as aulas mais envolventes, mas também promove um entendimento mais profundo da língua, sendo uma estratégia eficaz para os anos iniciais. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência dos alunos do 5º ano, enfatizando suas práticas sociais de leitura e escrita por meio de atividades lúdicas e os desafios pedagógicos no ensino da língua inglesa. A pesquisa, de natureza crítica, adotou uma abordagem qualitativa, utilizando observações diárias em sala de aula, gravações em áudio e vídeo de atividades de leitura e escrita, além de textos produzidos pelos alunos e trabalhos teóricos relacionados ao contexto estudado. Os resultados indicaram que projetos com atividades lúdicas tornam as aulas mais dinâmicas e motivam os estudantes no aprendizado da leitura, escrita e fala. Essas práticas dinamizam o processo de ensino e facilitam a assimilação dos conteúdos. Além disso, as atividades lúdicas com função educativa promovem a aprendizagem dos estudantes, ampliando seu conhecimento, compreensão de mundo e cognição. Em conclusão, o uso do lúdico se mostra uma estratégia insubstituível no processo de ensino-aprendizagem de qualquer componente curricular, especialmente no ensino de Língua Estrangeira. A presença de atividades lúdicas no ensino da Língua Inglesa é essencial para criar um ambiente de aprendizado mais eficaz e envolvente, promovendo uma compreensão mais profunda e prática da língua