O presente trabalho foi desenvolvido a partir do uso do jogo: Identificando as Vogais que tem por objetivo apresentar as vogais ao aluno portador de deficiência intelectual por meio de imagens e verificar seu progresso de aprendizagem no entendimento da leitura e escrita. Nele, o aluno fazia associações entre as imagens e as vogais, identificando a vogal correspondente a cada figura. Utilizamos a metodologia de pesquisa ação onde a coatora jogou com o aluno mencionado. No momento do ato de jogar a coatora realizou uma revisão sobre as vogais com o aluno. Em seguida, algumas figuras foram colocadas sobre a mesa, de frente do aluno, foram adicionados potinhos alinhados, cada um representado por uma vogal (A, E, I, O, U). O aluno deveria escolher uma das imagens da mesa, dizer seu nome e colocá-la dentro do potinho correspondente à vogal inicial da palavra. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida no momento que o referido aluno frequenta a Sala de Recursos da educação especial no município de Bom Jesus – PI. Os resultados observados foram que no momento de jogar o aluno se manteve bastante envolvido e disposto a participar da atividade. No entanto, algumas dificuldades foram observadas, como: impasse para identificar as vogais e, em determinados momentos, teve problemas para diferenciar as imagens que começavam com as vogais "O" e "U", frequentemente confundindo uma com a outra. Apesar dos problemas apresentados, observou-se que o referido aluno teve um ótimo desempenho ao final do jogo. Quando solicitado a repetir as vogais estudadas, ele as apontou corretamente. Jogar com este aluno foi uma experiência tranquila. Durante o jogo o aluno estabeleceu um diálogo com a coatora sobre o gosto de jogar e sua vida cotidiana. Foi aproveitado esses momentos para conhecê-lo melhor e deixa-lo a vontade para compartilhando suas experiências.