BENEFICIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL A PARTIR DO USO DO JOGO IDENTIFICANDO AS VOGAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113377 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6429 "inscrito_id" => 17036 "titulo" => "BENEFICIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL A PARTIR DO USO DO JOGO IDENTIFICANDO AS VOGAIS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir do uso do jogo: Identificando as Vogais que tem por objetivo apresentar as vogais ao aluno portador de deficiência intelectual por meio de imagens e verificar seu progresso de aprendizagem no entendimento da leitura e escrita. Nele, o aluno fazia associações entre as imagens e as vogais, identificando a vogal correspondente a cada figura. Utilizamos a metodologia de pesquisa ação onde a coatora jogou com o aluno mencionado. No momento do ato de jogar a coatora realizou uma revisão sobre as vogais com o aluno. Em seguida, algumas figuras foram colocadas sobre a mesa, de frente do aluno, foram adicionados potinhos alinhados, cada um representado por uma vogal (A, E, I, O, U). O aluno deveria escolher uma das imagens da mesa, dizer seu nome e colocá-la dentro do potinho correspondente à vogal inicial da palavra. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida no momento que o referido aluno frequenta a Sala de Recursos da educação especial no município de Bom Jesus – PI. Os resultados observados foram que no momento de jogar o aluno se manteve bastante envolvido e disposto a participar da atividade. No entanto, algumas dificuldades foram observadas, como: impasse para identificar as vogais e, em determinados momentos, teve problemas para diferenciar as imagens que começavam com as vogais "O" e "U", frequentemente confundindo uma com a outra. Apesar dos problemas apresentados, observou-se que o referido aluno teve um ótimo desempenho ao final do jogo. Quando solicitado a repetir as vogais estudadas, ele as apontou corretamente. Jogar com este aluno foi uma experiência tranquila. Durante o jogo o aluno estabeleceu um diálogo com a coatora sobre o gosto de jogar e sua vida cotidiana. Foi aproveitado esses momentos para conhecê-lo melhor e deixa-lo a vontade para compartilhando suas experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17036_TB6429_30092024124845.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉSAR AUGUSTO DO PRADO MORAES" "autor_nome_curto" => "César Augusto d" "autor_email" => "cesarmatbori@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113377 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6429 "inscrito_id" => 17036 "titulo" => "BENEFICIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL A PARTIR DO USO DO JOGO IDENTIFICANDO AS VOGAIS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir do uso do jogo: Identificando as Vogais que tem por objetivo apresentar as vogais ao aluno portador de deficiência intelectual por meio de imagens e verificar seu progresso de aprendizagem no entendimento da leitura e escrita. Nele, o aluno fazia associações entre as imagens e as vogais, identificando a vogal correspondente a cada figura. Utilizamos a metodologia de pesquisa ação onde a coatora jogou com o aluno mencionado. No momento do ato de jogar a coatora realizou uma revisão sobre as vogais com o aluno. Em seguida, algumas figuras foram colocadas sobre a mesa, de frente do aluno, foram adicionados potinhos alinhados, cada um representado por uma vogal (A, E, I, O, U). O aluno deveria escolher uma das imagens da mesa, dizer seu nome e colocá-la dentro do potinho correspondente à vogal inicial da palavra. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida no momento que o referido aluno frequenta a Sala de Recursos da educação especial no município de Bom Jesus – PI. Os resultados observados foram que no momento de jogar o aluno se manteve bastante envolvido e disposto a participar da atividade. No entanto, algumas dificuldades foram observadas, como: impasse para identificar as vogais e, em determinados momentos, teve problemas para diferenciar as imagens que começavam com as vogais "O" e "U", frequentemente confundindo uma com a outra. Apesar dos problemas apresentados, observou-se que o referido aluno teve um ótimo desempenho ao final do jogo. Quando solicitado a repetir as vogais estudadas, ele as apontou corretamente. Jogar com este aluno foi uma experiência tranquila. Durante o jogo o aluno estabeleceu um diálogo com a coatora sobre o gosto de jogar e sua vida cotidiana. Foi aproveitado esses momentos para conhecê-lo melhor e deixa-lo a vontade para compartilhando suas experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17036_TB6429_30092024124845.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉSAR AUGUSTO DO PRADO MORAES" "autor_nome_curto" => "César Augusto d" "autor_email" => "cesarmatbori@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }