Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BENEFICIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL A PARTIR DO USO DO JOGO IDENTIFICANDO AS VOGAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113377
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6429
    "inscrito_id" => 17036
    "titulo" => "BENEFICIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL A PARTIR DO USO DO JOGO IDENTIFICANDO AS VOGAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir do uso do jogo: Identificando as Vogais que tem por objetivo apresentar as vogais ao aluno portador de deficiência intelectual por meio de imagens e verificar seu progresso de aprendizagem no entendimento da leitura e escrita. Nele, o aluno fazia associações entre as imagens e as vogais, identificando a vogal correspondente a cada figura. Utilizamos a metodologia de pesquisa ação onde a coatora jogou com o aluno mencionado. No momento do ato de jogar a coatora realizou uma revisão sobre as vogais com o aluno. Em seguida, algumas figuras foram colocadas sobre a mesa, de frente do aluno, foram adicionados potinhos alinhados, cada um representado por uma vogal (A, E, I, O, U). O aluno deveria escolher uma das imagens da mesa, dizer seu nome e colocá-la dentro do potinho correspondente à vogal inicial da palavra. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida no momento que o referido aluno frequenta a Sala de Recursos da educação especial no município de Bom Jesus – PI. Os resultados observados foram que no momento de jogar o aluno se manteve bastante envolvido e disposto a participar da atividade. No entanto, algumas dificuldades foram observadas, como: impasse para identificar as vogais e, em determinados momentos, teve problemas para diferenciar as imagens que começavam com as vogais "O" e "U", frequentemente confundindo uma com a outra. Apesar dos problemas apresentados, observou-se que o referido aluno teve um ótimo desempenho ao final do jogo. Quando solicitado a repetir as vogais estudadas, ele as apontou corretamente. Jogar com este aluno foi uma experiência tranquila. Durante o jogo o aluno estabeleceu um diálogo com a coatora sobre o gosto de jogar e sua vida cotidiana. Foi aproveitado esses momentos para conhecê-lo melhor e deixa-lo a vontade para compartilhando suas experiências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17036_TB6429_30092024124845.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉSAR AUGUSTO DO PRADO MORAES"
    "autor_nome_curto" => "César Augusto d"
    "autor_email" => "cesarmatbori@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113377
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6429
    "inscrito_id" => 17036
    "titulo" => "BENEFICIOS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL A PARTIR DO USO DO JOGO IDENTIFICANDO AS VOGAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir do uso do jogo: Identificando as Vogais que tem por objetivo apresentar as vogais ao aluno portador de deficiência intelectual por meio de imagens e verificar seu progresso de aprendizagem no entendimento da leitura e escrita. Nele, o aluno fazia associações entre as imagens e as vogais, identificando a vogal correspondente a cada figura. Utilizamos a metodologia de pesquisa ação onde a coatora jogou com o aluno mencionado. No momento do ato de jogar a coatora realizou uma revisão sobre as vogais com o aluno. Em seguida, algumas figuras foram colocadas sobre a mesa, de frente do aluno, foram adicionados potinhos alinhados, cada um representado por uma vogal (A, E, I, O, U). O aluno deveria escolher uma das imagens da mesa, dizer seu nome e colocá-la dentro do potinho correspondente à vogal inicial da palavra. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida no momento que o referido aluno frequenta a Sala de Recursos da educação especial no município de Bom Jesus – PI. Os resultados observados foram que no momento de jogar o aluno se manteve bastante envolvido e disposto a participar da atividade. No entanto, algumas dificuldades foram observadas, como: impasse para identificar as vogais e, em determinados momentos, teve problemas para diferenciar as imagens que começavam com as vogais "O" e "U", frequentemente confundindo uma com a outra. Apesar dos problemas apresentados, observou-se que o referido aluno teve um ótimo desempenho ao final do jogo. Quando solicitado a repetir as vogais estudadas, ele as apontou corretamente. Jogar com este aluno foi uma experiência tranquila. Durante o jogo o aluno estabeleceu um diálogo com a coatora sobre o gosto de jogar e sua vida cotidiana. Foi aproveitado esses momentos para conhecê-lo melhor e deixa-lo a vontade para compartilhando suas experiências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17036_TB6429_30092024124845.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉSAR AUGUSTO DO PRADO MORAES"
    "autor_nome_curto" => "César Augusto d"
    "autor_email" => "cesarmatbori@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir do uso do jogo: Identificando as Vogais que tem por objetivo apresentar as vogais ao aluno portador de deficiência intelectual por meio de imagens e verificar seu progresso de aprendizagem no entendimento da leitura e escrita. Nele, o aluno fazia associações entre as imagens e as vogais, identificando a vogal correspondente a cada figura. Utilizamos a metodologia de pesquisa ação onde a coatora jogou com o aluno mencionado. No momento do ato de jogar a coatora realizou uma revisão sobre as vogais com o aluno. Em seguida, algumas figuras foram colocadas sobre a mesa, de frente do aluno, foram adicionados potinhos alinhados, cada um representado por uma vogal (A, E, I, O, U). O aluno deveria escolher uma das imagens da mesa, dizer seu nome e colocá-la dentro do potinho correspondente à vogal inicial da palavra. Esta proposta de trabalho foi desenvolvida no momento que o referido aluno frequenta a Sala de Recursos da educação especial no município de Bom Jesus – PI. Os resultados observados foram que no momento de jogar o aluno se manteve bastante envolvido e disposto a participar da atividade. No entanto, algumas dificuldades foram observadas, como: impasse para identificar as vogais e, em determinados momentos, teve problemas para diferenciar as imagens que começavam com as vogais "O" e "U", frequentemente confundindo uma com a outra. Apesar dos problemas apresentados, observou-se que o referido aluno teve um ótimo desempenho ao final do jogo. Quando solicitado a repetir as vogais estudadas, ele as apontou corretamente. Jogar com este aluno foi uma experiência tranquila. Durante o jogo o aluno estabeleceu um diálogo com a coatora sobre o gosto de jogar e sua vida cotidiana. Foi aproveitado esses momentos para conhecê-lo melhor e deixa-lo a vontade para compartilhando suas experiências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.