O neoliberalismo utiliza o complexo da educação, historicamente produzido para aumentar o nível de controle dos professores, dos currículos, assim como também do que é aprendido no espaço escolar. Desta forma, nos propomos como objetivo geral examinar, à luz da crítica marxista, as concepções educativas presentes no projeto educacional brasileiro relativo à gestão do ensino público destinado à (de)formação da classe trabalhadora. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica, nos orientamos pela corrente de pensamento marxista. Assim, revisaremos estudos dos clássicos, a exemplo de Marx (2004 e 2012), Marx e Engels (2007), Gramsci (2007), Mészáros (2008) e de intérpretes contemporâneos como Freitas (2018) Lessa e Tonet (2004), Rabelo e Segundo (2011), Rabelo, Jimenez e Segundo (2015) Para abordar o prisma legal-administrativo, recorreremos primeiramente à Constituição Federal de 1988 (CF/1988) e à Lei n. 9.394 de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dentre outras, concepções fundamentais para o desenvolvimento da presente proposta de pesquisa. a metodologia escolhida foi a de caráter exploratório, com a utilização de uma abordagem contextualizada dos documentos oficiais e material bibliográfico que trate da temática. As contribuições de uma pesquisa desta natureza transcendem a conjuntura acadêmica sobre a educação no contexto da gestão pública que tendem a impactar na visão dos acadêmicos, professores, formadores e reformadores educacionais para propor alternativas às múltiplas faces sobre as quais se pode visualizar a educação, especialmente, ao projetos educativo destinados aos filhos e filhas da classe trabalhadora.