O presente trabalho traz em evidencia o uso do território e sua dinâmica natural e humana como complemento à Educação Formal, uma vez que o processo de transformação da paisagem traz em seu bojo uma importante contribuição de fenômenos responsáveis pela construção desta e (RE)modelagem de cenários antropizados, como as cidades que ao longo do tempo sofreram (RE)significações conforme a necessidade da sociedade nela atuante. A proposta partiu da análise de diferentes espaços presentes no território do município, onde foram abordados desde questões ambientais, a acontecimentos histórico-culturais responsáveis pela formação da cidade, passando por ativos bióticos e abióticos presentes no território, e que trazem em sua dinâmica importantes informações sobre o passado e o presente tão relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo no que concerne aos conhecimentos locais. A ludicidade das aulas realizadas em ambientes externos aos espaços físicos da sala de aula, torna o processo formativo mais prazeroso e eficiente. Tendo em vista que a construção de novos saberes é consolidada pela integração entre teoria e prática vivenciada pelos recursos palpáveis presentes no cotidiano da própria comunidade. Em específico, do município de São Miguel do Tapuio-PI, que à luz de uma abordagem qualitativa, os discentes puderam elaborar novos saberes, a partir de um roteiro didático eclético e cheio de informações acerca de variados temas que compõem o conteúdo da cidade, e que exalam conhecimento em seus diversos espaços, públicos ou não.