O artigo destaca a relevância das Visitas Técnicas na Educação Básica, particularmente em escolas públicas, onde a falta de motivação e recursos frequentemente limita essas experiências. O grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFCE campus Crateús, Ceará, buscou superar esses desafios, proporcionando aos alunos do Ensino Médio integrado em Química a oportunidade de vivenciar práticas e interações diretas na Reserva Natural Serra das Almas, visando gerar um aprendizado significativo. O objetivo principal é ressaltar a importância do PIBID na formação docente, enfatizando a promoção de metodologias inovadoras nas escolas públicas. A metodologia baseou-se na leitura de artigos e textos relevantes de Sousa et. al (2016), Lima e Assis (2004), Santos, Veloso e Sousa (2018) e Canan (2012), além de pesquisa com os alunos por meio de formulário, aliando a vivência prática em campo com os estudantes do ensino médio do IFCE campus Crateús. A pesquisa por meio do questionário ainda está em processo de desenvolvimento, mas os resultados parciais obtidos por meio de leituras indicam impactos positivos no aprendizado, evidenciados pelo aumento da curiosidade e melhor assimilação dos conteúdos. A experiência na RPPN Serra das Almas permitiu que os alunos aplicassem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, gerando um aprendizado significativo. Em considerações finais, destaca-se a importância dos investimentos em educação e a valorização de iniciativas que integram teoria e prática, enriquecendo não apenas o aprendizado dos estudantes, mas também contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para impactar positivamente a sociedade. A experiência do Pibid ressalta a necessidade contínua de tais iniciativas, reforçando o papel transformador da educação na construção de um futuro mais promissor.