Este trabalho apresenta uma discussão sobre os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget, especialmente os estágios pré-operatório e o operatório concreto, aplicados ao ensino de matemática, destacando operações de multiplicação. Através das observações iniciais realizadas no subprojeto do PIBID de Pedagogia na Escola Estadual Hegésippo Reis (Natal/RN), com estudantes na faixa etária entre 7 e 9 anos. Tem como objetivo explorar algumas diferenças entre os estágios pré-operatório e o operatório concreto de Piaget, para compreender a proposta de intervenção realizada, de acordo com a necessidade ou não de uso de material manipulável, com os aprendentes que estão no nível pré-operatório ou na transição do pré-operatório para o operatório concreto e que se mostraram com dificuldades ao trabalhar com o multiplicativo. A proposta envolveu o compartilhamento de um material manipulável, chamado de card da multiplicação, que requer dos estudantes cinco formas de representação de uma multiplicação, utilizando em duas delas material concreto. Trata-se de uma discussão com abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico as concepções de Jean Piaget. Entre os resultados observamos que os estudantes que estavam no estágio pré-operatório e na transição para o operatório concreto se engajaram, se envolveram e participaram da aula, reforçando o desenvolvimento de operações mentais, como operações de conservação, por meio dos esquemas de multiplicação de relações e o atomismo.