A enfermagem como profissão é um campo rico de contato com a educação, seja ela em saúde ou na formação de sujeito éticos, profissionais capacitados para construir relações interpessoais baseadas no cuidado. Para muitos graduandos, o contato inicial com a docência e com a pesquisa inicia-se por meio dos programas de monitoria acadêmica, que consolidam o desejo de torna-se professor e alcançar o mestrado acadêmico na área. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por discentes do Mestrado Acadêmico de Enfermagem. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido ao final do primeiro ano do Mestrado Acadêmico de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, João Pessoa – PB. Cursos de Pós-Graduação strictu sensu, mestrado e doutorado, contribuem significativamente na formação da sociedade. Destacando os cursos de Pós-Graduação na área da saúde que são necessários para a produção de conhecimento no âmbito e qualificação profissional (AMORIM; SANTANA; GOTTEMS, 2019; HOLLOWAY; TAYLOR; TOMBS, 2020). O primeiro ano do mestrado em enfermagem foi marcado por sentimentos de conquistas; responsabilidades; construção do vínculo orientador-aluno; frustrações, relacionadas principalmente à insegurança financeira e distanciamento com a prática assistencial de enfermagem; e, cobranças pessoais por produtividade acadêmica. Contudo, o sentimento de destaque é o amadurecimento profissional. Neste período também houve intensa experiência acadêmico-profissional baseada no aprofundamento das práticas pedagógicas, com imersão das teorias pedagógicas junto ao domínio das teorias de enfermagem e conhecimento das tecnologias educacionais. O mestrado proporciona ao profissional a visão de si mesmo como discente e, ao mesmo tempo, docente em ascensão.