FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DO PRIMEIRO ANO DO MESTRADO ACADÊMICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3363 "inscrito_id" => 8282 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DO PRIMEIRO ANO DO MESTRADO ACADÊMICO" "resumo" => "A enfermagem como profissão é um campo rico de contato com a educação, seja ela em saúde ou na formação de sujeito éticos, profissionais capacitados para construir relações interpessoais baseadas no cuidado. Para muitos graduandos, o contato inicial com a docência e com a pesquisa inicia-se por meio dos programas de monitoria acadêmica, que consolidam o desejo de torna-se professor e alcançar o mestrado acadêmico na área. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por discentes do Mestrado Acadêmico de Enfermagem. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido ao final do primeiro ano do Mestrado Acadêmico de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, João Pessoa – PB. Cursos de Pós-Graduação strictu sensu, mestrado e doutorado, contribuem significativamente na formação da sociedade. Destacando os cursos de Pós-Graduação na área da saúde que são necessários para a produção de conhecimento no âmbito e qualificação profissional (AMORIM; SANTANA; GOTTEMS, 2019; HOLLOWAY; TAYLOR; TOMBS, 2020). O primeiro ano do mestrado em enfermagem foi marcado por sentimentos de conquistas; responsabilidades; construção do vínculo orientador-aluno; frustrações, relacionadas principalmente à insegurança financeira e distanciamento com a prática assistencial de enfermagem; e, cobranças pessoais por produtividade acadêmica. Contudo, o sentimento de destaque é o amadurecimento profissional. Neste período também houve intensa experiência acadêmico-profissional baseada no aprofundamento das práticas pedagógicas, com imersão das teorias pedagógicas junto ao domínio das teorias de enfermagem e conhecimento das tecnologias educacionais. O mestrado proporciona ao profissional a visão de si mesmo como discente e, ao mesmo tempo, docente em ascensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8282_TB3363_27102024160123.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA VITÓRIA DE OLIVEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Bruna Vitória" "autor_email" => "brunavitoriaaof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3363 "inscrito_id" => 8282 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENFERMAGEM: VIVÊNCIAS DO PRIMEIRO ANO DO MESTRADO ACADÊMICO" "resumo" => "A enfermagem como profissão é um campo rico de contato com a educação, seja ela em saúde ou na formação de sujeito éticos, profissionais capacitados para construir relações interpessoais baseadas no cuidado. Para muitos graduandos, o contato inicial com a docência e com a pesquisa inicia-se por meio dos programas de monitoria acadêmica, que consolidam o desejo de torna-se professor e alcançar o mestrado acadêmico na área. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada por discentes do Mestrado Acadêmico de Enfermagem. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido ao final do primeiro ano do Mestrado Acadêmico de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, João Pessoa – PB. Cursos de Pós-Graduação strictu sensu, mestrado e doutorado, contribuem significativamente na formação da sociedade. Destacando os cursos de Pós-Graduação na área da saúde que são necessários para a produção de conhecimento no âmbito e qualificação profissional (AMORIM; SANTANA; GOTTEMS, 2019; HOLLOWAY; TAYLOR; TOMBS, 2020). O primeiro ano do mestrado em enfermagem foi marcado por sentimentos de conquistas; responsabilidades; construção do vínculo orientador-aluno; frustrações, relacionadas principalmente à insegurança financeira e distanciamento com a prática assistencial de enfermagem; e, cobranças pessoais por produtividade acadêmica. Contudo, o sentimento de destaque é o amadurecimento profissional. Neste período também houve intensa experiência acadêmico-profissional baseada no aprofundamento das práticas pedagógicas, com imersão das teorias pedagógicas junto ao domínio das teorias de enfermagem e conhecimento das tecnologias educacionais. O mestrado proporciona ao profissional a visão de si mesmo como discente e, ao mesmo tempo, docente em ascensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8282_TB3363_27102024160123.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA VITÓRIA DE OLIVEIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Bruna Vitória" "autor_email" => "brunavitoriaaof@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }