Esse artigo corresponde a reflexões acerca dos impactos da Inteligência Artificial (IA) na educação brasileira, considerando sua utilização para o ensino em escolas do campo. Com efeito compreender a adequação dessa perspectiva em processos pedagógicos, tendo em vista as especificidades inerentes ao propósito comum à Política de Educação do Campo, revela-se uma necessidade de estudo. Cabe esclarecer que a inquietação decorre dessa temática que esteve atrelada à disciplina do curso de Mestrado em Ciências da Educação: Educação e Currículo, relacionando-a a objeto de estudo em fase de delimitação e fundamentação, que se vincula à Educação do Campo. Cabe observar que a implementação de tecnologias carece de ser acessível aos envolvidos em processos educacionais. No entanto, há desafios ligados à sua universalização na educação brasileira, que carecem de ser dimensionados. Metodologicamente a revisão bibliográfica foi empregada seguindo conceituação de Cavalcante e Oliveira (2020). No que diz respeito à Inteligência Artificial Viccari (2023); Tavares (2021); Coutinho (2020) e CIEB - Notas Técnicas#16 Inteligência Artificial na Educação (USP). No campo dos resultados é possível delinear que a educação brasileira ainda não possui as condições propícias para adoção em dessa perspectiva em processos educacionais, adequadamente, tendo em vista entraves.