Este trabalho é um fruto de um estudo de caso realizado em uma escola privada no município de Pinheiro- MA, e tem um direcionamento ao atendimento ao alunado da modalidade educacional inclusiva, regularmente matriculado na instituição de ensino supracitada. Dentre os objetivos da pesquisa, menciona-se a reflexão sobre a responsabilidade do tripé – família, escola e aluno; a formação e/ou a capacitação do corpo docente e a contratação de profissionais para complementar ou suplementar as necessidades especificas do discente são, também, elementos motivadores da pesquisa. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, antecedida de uma revisão bibliográfica, principalmente dos documentos e declarações sobre a educação da pessoa com deficiência. Algumas perguntas, norteadoras do artigo, são pontudas e respondidas no corpo do trabalho. As respostas são ancoradas nos dados coletados, através de questionários aplicados com professores, familiares e direção da escola pesquisada e estão balizadas nos dispositivos legais que aludem a acessibilidade, a formação de professores e que dizem respeito à Política Nacional da Educação Inclusiva. Contudo, infere-se sobre a necessidade da cooperação entre as instituições famílias e escola para um desenvolvimento significativo das competências e habilidades adquiridas nos diversos espaços que uma pessoa com deficiência almeje frequentar.