A física utiliza a matemática como linguagem para a veracidade de suas leis, tornando-a importante na aprendizagem de seus conceitos. Entretanto, a realidade do cenário educacional vem sofrendo com a fragilidades dos conhecimentos matemáticos em sala de aula. Assim, essa pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a importância da matemática na aprendizagem de física. Para efetivação desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa, com a intenção de compreender e interpretar os dados coletados a partir do contato direto com a situação analisada, tomando-se como referência o levantamento de dados de Bardin (2011) feito por meio de questionário e entrevista semiestruturada para o professor de física e alunos(as) no âmbito do ensino básico da escola pública. Para fundamentar nossos debates refletimos sobre as principais dificuldades que podem ser encontradas para o ensino e aprendizagem de física e uma reflexão interdisciplinar. Tendo como aportes teóricos: Freire (1986; 2014), Romanowski (2006), Veiga (2006), Castanho (2006), Carvalho (1994), Rabelo (2002), Piletti (1998), Rosamund (2009), Ribeiro e Koch (1998), Giancaterino (2009) e Ludke (1986). No âmbito dessa pesquisa foi possível identificar como as questões relacionadas à matemática podem comprometer o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de física, bem como, seu entendimento. Nos possibilitando algumas conclusões como o quanto é necessário, portanto, que se rompa o ensino fragmentado dessas disciplinas e que exista uma relação entre a física e a matemática, tendo assim, interdisciplinaridade entre elas, principalmente compreendendo que não existe saber inferior ou saber superior, mas uma relação dos saberes.