TECENDO A TEIA ENTRE AS ARANHAS E ESCORPIÕES DE INTERESSE MÉDICO E ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111267 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3365 "inscrito_id" => 9702 "titulo" => "TECENDO A TEIA ENTRE AS ARANHAS E ESCORPIÕES DE INTERESSE MÉDICO E ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Aranhas e escorpiões são quelicerados com relevância na saúde, com grande diversidade e aplicações farmacológicas, podendo ser usados em várias abordagens no ensino. Assim, faz-se necessária a capacitação de estudantes de Ciências Biológicas (CB) sobre aracnídeos peçonhentos de relevância médica. Esse trabalho visa relatar a vivência no Estágio em Docência no Ensino Superior (EDES), na execução de uma ação didático-pedagógica com objetivo de promover atividades dinâmicas e criativas na disciplina Invertebrados II da Universidade Federal do Ceará (UFC) e auxiliar na formação dos estudantes de graduação em CB. Inicialmente, o estagiário acompanhou as aulas do professor responsável, fez levantamento dos materiais didáticos de Arachnida e elaborou plano de aula contemplando as espécies com e sem importância médica, prática de observação em lupas e manejo desses animais. Semanalmente, aulas teórico-práticas foram ministradas no Laboratório Didático de Zoologia/UFC. As aulas fundamentaram-se em metodologias ativas, caracterizadas por exposições dialogadas e interativas e, alternadas por envio de material sobre conteúdos básicos e complementares via ambiente virtual de aprendizagem. Como a atividade era facultativa, cerca de 20 dos 40 alunos matriculados participaram, mas essa baixa adesão acabou permitindo um maior contato com os participantes e perceber a receptividade, a atenção na discussão, participação e por respostas positivas, indicando aprendizado satisfatório do conteúdo. Essa aproximação entre os envolvidos e o caráter quase individualizado das ações demonstram a importância do planejamento e da organização para o processo de ensino e aprendizado. Já as neurodivergências, a baixa retenção da disciplina e a carga-horária restrita foram desafios antes não percebidos pelo estagiário quando foi monitor na graduação, durante a pandemia de COVID-19 e no ensino remoto emergencial. No EDES, o estagiário percebeu que o contato presencial, o feedback dos estudantes e as atividades formativas auxiliam muito na experiência dos futuros docentes pesquisadores nos cursos de graduação e pós-graduação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9702_TB3365_19102024223021.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADERSON JALES MARTINS" "autor_nome_curto" => "JADERSON" "autor_email" => "jaderson_golden@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111267 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3365 "inscrito_id" => 9702 "titulo" => "TECENDO A TEIA ENTRE AS ARANHAS E ESCORPIÕES DE INTERESSE MÉDICO E ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Aranhas e escorpiões são quelicerados com relevância na saúde, com grande diversidade e aplicações farmacológicas, podendo ser usados em várias abordagens no ensino. Assim, faz-se necessária a capacitação de estudantes de Ciências Biológicas (CB) sobre aracnídeos peçonhentos de relevância médica. Esse trabalho visa relatar a vivência no Estágio em Docência no Ensino Superior (EDES), na execução de uma ação didático-pedagógica com objetivo de promover atividades dinâmicas e criativas na disciplina Invertebrados II da Universidade Federal do Ceará (UFC) e auxiliar na formação dos estudantes de graduação em CB. Inicialmente, o estagiário acompanhou as aulas do professor responsável, fez levantamento dos materiais didáticos de Arachnida e elaborou plano de aula contemplando as espécies com e sem importância médica, prática de observação em lupas e manejo desses animais. Semanalmente, aulas teórico-práticas foram ministradas no Laboratório Didático de Zoologia/UFC. As aulas fundamentaram-se em metodologias ativas, caracterizadas por exposições dialogadas e interativas e, alternadas por envio de material sobre conteúdos básicos e complementares via ambiente virtual de aprendizagem. Como a atividade era facultativa, cerca de 20 dos 40 alunos matriculados participaram, mas essa baixa adesão acabou permitindo um maior contato com os participantes e perceber a receptividade, a atenção na discussão, participação e por respostas positivas, indicando aprendizado satisfatório do conteúdo. Essa aproximação entre os envolvidos e o caráter quase individualizado das ações demonstram a importância do planejamento e da organização para o processo de ensino e aprendizado. Já as neurodivergências, a baixa retenção da disciplina e a carga-horária restrita foram desafios antes não percebidos pelo estagiário quando foi monitor na graduação, durante a pandemia de COVID-19 e no ensino remoto emergencial. No EDES, o estagiário percebeu que o contato presencial, o feedback dos estudantes e as atividades formativas auxiliam muito na experiência dos futuros docentes pesquisadores nos cursos de graduação e pós-graduação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9702_TB3365_19102024223021.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADERSON JALES MARTINS" "autor_nome_curto" => "JADERSON" "autor_email" => "jaderson_golden@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }