Aranhas e escorpiões são quelicerados com relevância na saúde, com grande diversidade e aplicações farmacológicas, podendo ser usados em várias abordagens no ensino. Assim, faz-se necessária a capacitação de estudantes de Ciências Biológicas (CB) sobre aracnídeos peçonhentos de relevância médica. Esse trabalho visa relatar a vivência no Estágio em Docência no Ensino Superior (EDES), na execução de uma ação didático-pedagógica com objetivo de promover atividades dinâmicas e criativas na disciplina Invertebrados II da Universidade Federal do Ceará (UFC) e auxiliar na formação dos estudantes de graduação em CB. Inicialmente, o estagiário acompanhou as aulas do professor responsável, fez levantamento dos materiais didáticos de Arachnida e elaborou plano de aula contemplando as espécies com e sem importância médica, prática de observação em lupas e manejo desses animais. Semanalmente, aulas teórico-práticas foram ministradas no Laboratório Didático de Zoologia/UFC. As aulas fundamentaram-se em metodologias ativas, caracterizadas por exposições dialogadas e interativas e, alternadas por envio de material sobre conteúdos básicos e complementares via ambiente virtual de aprendizagem. Como a atividade era facultativa, cerca de 20 dos 40 alunos matriculados participaram, mas essa baixa adesão acabou permitindo um maior contato com os participantes e perceber a receptividade, a atenção na discussão, participação e por respostas positivas, indicando aprendizado satisfatório do conteúdo. Essa aproximação entre os envolvidos e o caráter quase individualizado das ações demonstram a importância do planejamento e da organização para o processo de ensino e aprendizado. Já as neurodivergências, a baixa retenção da disciplina e a carga-horária restrita foram desafios antes não percebidos pelo estagiário quando foi monitor na graduação, durante a pandemia de COVID-19 e no ensino remoto emergencial. No EDES, o estagiário percebeu que o contato presencial, o feedback dos estudantes e as atividades formativas auxiliam muito na experiência dos futuros docentes pesquisadores nos cursos de graduação e pós-graduação.