O Ateliê Criativo Laranja Luz, localizado na Escola Municipal Professora Luzinette Laporte de Carvalho, em Garanhuns, Pernambuco, oferece um espaço de vivências e experimentações artísticas para toda a comunidade escolar. Este estudo analisa o impacto do projeto “Bordado, Cuidados e Afetos”, realizado no ateliê durante o mês de maio, quando as vivências socioculturais estão imersas nas comemorações do Dia das Mães. Observando a influência das mídias e dos ambientes comerciais nos bairros, que expõem as crianças diretamente a essa temática, o ateliê aproveitou a pluralidade de histórias familiares para explorar as memórias afetivas de mães, tias e avós. Inspirado no livro “Bordado – Suas Histórias, Seus Silêncios”, que destaca a arte com linhas e agulhas como uma expressão da memória, o projeto valorizou os trabalhos com linhas e tecidos diversos. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas através de rodas de conversa, passeios pela literatura e contato direto com bordados e pinturas em tecido. Neste artigo, analisamos a documentação pedagógica do projeto, destacando como o ateliê funcionou como um espaço de resgate e valorização das memórias afetivas, promovendo a expressão artística e o fortalecimento das relações interpessoais. Através das diversas linguagens artísticas, as crianças puderam expressar suas descobertas e compartilhar suas histórias familiares, enriquecendo o ambiente escolar com uma abordagem inclusiva e sensível às vivências individuais. Os resultados demonstram que o ateliê não só promoveu a expressão artística, mas também contribuiu para a construção de uma comunidade escolar mais unida e consciente das suas memórias e histórias. Este estudo reforça a importância dos ateliês criativos na educação infantil, especialmente na promoção de uma educação pública de qualidade.