Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA EJA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110728
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 10553
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA EJA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA."
    "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de professores(as) atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando princípios, concepções e necessidades formativas específicos desses(as) educadores(as). A pesquisa é orientada pela problemática: Quais princípios, concepções e necessidades formativas constituem a formação continuada de professores(as) para a EJA na EPT? Está inserida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivando analisar nas formações os princípios, concepções e necessidades formativas trazidas para o desenvolvimento pedagógico dos(as) docentes. Adotando uma metodologia de pesquisa mista (Mattar; Ramos, 2021), aplicou-se oficinas pedagógicas e questionários semiestruturados. Os dados possibilitaram uma análise detalhada das percepções, experiências e também necessidades de aprendizagens dos docentes. A técnica de Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020) foi empregada para avaliar as respostas, facilitando a identificação de tópicos principais ligados aos fundamentos, às concepções e as necessidades formativas das formações e dos professores(as). A discussão teórica se sustenta em Moura (2023), Silva (2022), Freire (2019; 2019a; 2019b), Mizukami (2018), Jardilino e Araújo (2014), Nóvoa (2009), dentre outros. Os achados indicam uma necessidade expressiva por formações alinhadas às particularidades da EJA na EPT. Identificaram-se princípios fundamentais como a valorização das experiências prévias dos estudantes, a exigência de práticas pedagógicas flexíveis e o reconhecimento da diversidade cultural e de aprendizado dos estudantes. As concepções dos docentes ressaltam a importância da atualização constante em metodologias de ensino que favoreçam a inclusão e a efetividade educacional. Destacou-se a necessidade de estratégias formativas que contemplem a EJA, incluindo a criação de recursos didáticos adequados e a adoção de abordagens pedagógicas avançadas. Este estudo contribui significativamente para a compreensão das complexidades inerentes à formação continuada de professores(as) de EJA, apontando perspectivas importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10553_TB2607_28102024231535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO ALVES"
    "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110728
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 10553
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) PARA EJA: PRINCÍPIOS, CONCEPÇÕES E NECESSIDADES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA."
    "resumo" => "RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de professores(as) atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando princípios, concepções e necessidades formativas específicos desses(as) educadores(as). A pesquisa é orientada pela problemática: Quais princípios, concepções e necessidades formativas constituem a formação continuada de professores(as) para a EJA na EPT? Está inserida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivando analisar nas formações os princípios, concepções e necessidades formativas trazidas para o desenvolvimento pedagógico dos(as) docentes. Adotando uma metodologia de pesquisa mista (Mattar; Ramos, 2021), aplicou-se oficinas pedagógicas e questionários semiestruturados. Os dados possibilitaram uma análise detalhada das percepções, experiências e também necessidades de aprendizagens dos docentes. A técnica de Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020) foi empregada para avaliar as respostas, facilitando a identificação de tópicos principais ligados aos fundamentos, às concepções e as necessidades formativas das formações e dos professores(as). A discussão teórica se sustenta em Moura (2023), Silva (2022), Freire (2019; 2019a; 2019b), Mizukami (2018), Jardilino e Araújo (2014), Nóvoa (2009), dentre outros. Os achados indicam uma necessidade expressiva por formações alinhadas às particularidades da EJA na EPT. Identificaram-se princípios fundamentais como a valorização das experiências prévias dos estudantes, a exigência de práticas pedagógicas flexíveis e o reconhecimento da diversidade cultural e de aprendizado dos estudantes. As concepções dos docentes ressaltam a importância da atualização constante em metodologias de ensino que favoreçam a inclusão e a efetividade educacional. Destacou-se a necessidade de estratégias formativas que contemplem a EJA, incluindo a criação de recursos didáticos adequados e a adoção de abordagens pedagógicas avançadas. Este estudo contribui significativamente para a compreensão das complexidades inerentes à formação continuada de professores(as) de EJA, apontando perspectivas importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10553_TB2607_28102024231535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO ALVES"
    "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO Este estudo investiga a formação continuada de professores(as) atuantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), destacando princípios, concepções e necessidades formativas específicos desses(as) educadores(as). A pesquisa é orientada pela problemática: Quais princípios, concepções e necessidades formativas constituem a formação continuada de professores(as) para a EJA na EPT? Está inserida no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), objetivando analisar nas formações os princípios, concepções e necessidades formativas trazidas para o desenvolvimento pedagógico dos(as) docentes. Adotando uma metodologia de pesquisa mista (Mattar; Ramos, 2021), aplicou-se oficinas pedagógicas e questionários semiestruturados. Os dados possibilitaram uma análise detalhada das percepções, experiências e também necessidades de aprendizagens dos docentes. A técnica de Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2020) foi empregada para avaliar as respostas, facilitando a identificação de tópicos principais ligados aos fundamentos, às concepções e as necessidades formativas das formações e dos professores(as). A discussão teórica se sustenta em Moura (2023), Silva (2022), Freire (2019; 2019a; 2019b), Mizukami (2018), Jardilino e Araújo (2014), Nóvoa (2009), dentre outros. Os achados indicam uma necessidade expressiva por formações alinhadas às particularidades da EJA na EPT. Identificaram-se princípios fundamentais como a valorização das experiências prévias dos estudantes, a exigência de práticas pedagógicas flexíveis e o reconhecimento da diversidade cultural e de aprendizado dos estudantes. As concepções dos docentes ressaltam a importância da atualização constante em metodologias de ensino que favoreçam a inclusão e a efetividade educacional. Destacou-se a necessidade de estratégias formativas que contemplem a EJA, incluindo a criação de recursos didáticos adequados e a adoção de abordagens pedagógicas avançadas. Este estudo contribui significativamente para a compreensão das complexidades inerentes à formação continuada de professores(as) de EJA, apontando perspectivas importantes para a formulação de políticas e práticas educacionais mais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.