Esta comunicação é uma reflexão sobre um projeto transdisciplinar de mídia-educação a ser desenvolvido em um pós-doutorado. Um dos objetivos é promover o letramento midiático e cidadão de pessoas adultas. O desenho metodológico foi fundamentado nas teorias e práticas pedagógicas de Paulo Freire aplicadas à alfabetização de adultos. A concepção é adaptar a práxis freiriana, fundada no diálogo, na reflexão e na ação transformadora da realidade para uma experiência de construção coletiva da consciência humana crítica e libertadora, através de ações de educação para as mídias e cidadania, pois o contexto formal e informal de aprendizagem é fundamental para formação dos ciclos de vida. O projeto envolve as Ciências da Educação e Comunicação, e tem por meta se somar a outras ações para realizar transformações, propondo ações educativas e formativas para o letramento midiático e cidadão para adultos. Muitas pesquisas feitas nos últimos anos mostraram que a exposição à atividades de aprendizagem de educação midiática levou a aquisição de competências de letramento midiático. Pesquisadores associaram a uma compreensão mais profunda por parte dos envolvidos sobre os eventos atuais, quando passam a conhecer sobre o funcionamento das instituições que produzem as notícias, e a forma como são produzidas. A hipótese é que promover ações educativas e o debate sobre comunicação social fundamentado na metodologia freiriana impulsiona o letramento midiático e cidadania em uma determinada localização, comunidade ou grupo. Uma das metas é alcançar professores, bibliotecários, funcionários de programas extracurriculares que trabalham na liderança de grupos, formando um efeito cascata na expansão do conhecimento e da consciência. A estratégia será a da pesquisa-ação, pensada para que o pesquisador possa desenvolver suas atividades de modo a utilizar suas próprias práticas para aprimorar sua atuação profissional, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado e interação de seu público.