A incorporação das TDIC na educação é um processo marcado por diversos elementos que tem o potencial de impactar positiva ou negativamente o ensino e a aprendizagem, sejam como possibilidades ou desafios. Tem como objetivo geral investigar os desafios e oportunidades da integração de tecnologias no ensino superior, com ênfase na formação de professores e engajamento discente. E, como objetivos específicos: Identificar as barreiras à adoção de tecnologias educacionais pelos professores no ensino superior; avaliar o impacto de programas de formação contínua na competência digital dos professores do ensino superior e investigar os fatores que influenciam o engajamento dos alunos em ambientes de aprendizagem apoiados por tecnologias no ensino superior. O passo metodológico baseou-se em um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os resultados evidenciam barreiras significativas como o acesso limitado dos alunos à internet, formação inadequada dos professores e dificuldades na seleção de recursos digitais. Por fim, Não obstante tais desafios, as conclusões apontam para oportunidades promissoras, ressaltando a relevância da capacitação docente, integração efetiva das tecnologias e busca por soluções diante das limitações de infraestrutura.