A Educação de Jovens e Adultos tem um papel importantíssimo na sociedade de oportunizar o acesso à educação àqueles que não tiveram condições na idade adequada. E oportunizar esse acesso à escolaridade no campo, mais especificamente, nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) é um direito que deve ser garantido. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral: Compreender a realidade de uma turma do ensino médio que estuda em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). E como objetivos específicos: Conhecer, a partir do relato de uma aluna da comunidade MST, a realidade do processo educacional no assentamento rural; E, analisar o panorama da educação de jovens e adultos em um contexto de assentamento rural. Os autores que embasaram o referencial teórico do estudo foram: SOUZA (2006), MOLINA, SÁ (2012), ARROYO (2006), BECKER (2001), ARAÚJO (2012), CALDART (2012). Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, e nela foi realizado um estudo de caso que visa compreender e analisar os significados das respostas coletadas, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário disponibilizado de maneira online. Através dessa pesquisa pôde-se perceber que a educação do campo ainda enfrenta muitos desafios para que se alcance mais qualidade no processo de ensino. E que é preciso investir em formação continuada para os docentes que lecionam no campo, para que possamos ter profissionais cada vez mais qualificados para atuação no contexto rural.