Os ecossistemas digitais permitem aprendizagem em comunidade e convivência em ambientes educativos físicos e digitais ricos em conhecimento proporcionando experiências educacionais dialógicas que possibilitam um ensino de matemática não tradicional marcado por reflexões e pensamentos críticos, autonomias, colaborações e problematizações a partir de práticas pedagógicas alimentadas por conhecimentos vivos e dinâmicos condizentes com a cultura digital atual. O presente artigo se propõe a identificar pesquisas que utilizam ecossistemas digitais no ensino de matemática na educação básica e quais abordagens estão sendo propostas em suas aplicações. O método adotado nesta pesquisa foi a revisão sistemática com base no protocolo PRISMA. Para selecionar o material pesquisado foram definidas como estratégias de busca as palavras-chave: ecossistemas digitais; ensino de matemática; educação básica, no idioma: português, um recorte temporal de 2014 a 2024 e as base de dados: CAPES, SciELO e BDTD. Além disso, foram estabelecidos como critérios de inclusão: trabalhos envolvendo ecossistemas digitais na educação básica, disponibilizados na íntegra e com acesso gratuito, e como critério de exclusão: trabalhos bibliográficos, revisões sistemáticas, duplicados, fora da área de matemática ou que não contemplam a educação básica. Foram identificadas apenas duas pesquisas a partir das estratégias de busca e excluídas pelo critério de não pertencer à área de matemática. Desse modo, não foram encontradas pesquisas utilizando ecossistemas digitais para o ensino de matemática na educação básica e essa revisão sistemática aponta uma lacuna neste campo de estudo emergente e propício ao desenvolvimento de trabalhos inovadores.