A Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003, e a sua complementar Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008, estabelecem diretrizes e bases da educação no âmbito nacional para a inclusão no currículo oficial das redes de ensino estadual, municipal e privada, da obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas do Brasil. O presente trabalho visa expor as formações continuadas ofertadas pela Secretaria de Educação de Maricá, através do Núcleo de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (NUFORPE), aos profissionais da rede pública de ensino e quais são as importâncias dessas formações para adoção de práticas antirracistas. Trata-se de um recorte do ano de 2020 e 2021. Para a fundamentação teórica utilizaremos os estudos de Nóvoa, (1995), Munanga (2005), Tardif (2014), , Hooks (2017), Freire( 2016), Gauthier (1998), Santos (2010), dentre outros que tratam das temática envolvidas. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de análise documental. Por fim apresenta algumas análises das diversas formações e participações nas formações. Os resultados apontam que é importante que se tenha um programa de formação continuada que discuta as relações étnico- raciais, para os profissionais da educação, para que se possa ofertar uma educação antirracista.