RESUMO A Tutoria por Pares (TP) é concebida como uma estratégia de apoio e acompanhamento da aprendizagem, em que os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem podem encontrar uma ajuda personalizada, e, em contrapartida, aqueles com maiores facilidades podem aprofundar e enriquecer seus conhecimentos. Estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados na Educação Básica, comumente não participam com efetividade das aulas e, muitas vezes, não estabelecem relações e interações sociais entre seus pares. Diante do exposto, consideramos que a estratégia da TP pode se configurar como benéfica para estudantes público-alvo da Educação Especial. Assim, o objetivo do presente estudo consistiu em revisar a literatura da área sobre a aplicação da TP no contexto da Educação Especial. Para tanto, realizamos buscas nas seguintes bases de dados SciELO – Scientific Eletronic Library Online por meio dos descritores “tutoria por pares” and “educação especial” e o booleano “and”, o que resultou em dois artigos. As buscas também foram realizadas no portal Dialnet, com os descritores “tutoria entre iguales” and “educación inclusiva”, que resultaram em dez produções, sendo três excluídas, por não conterem o produção acadêmica completa disponível. Assim, foram lidas na íntegra e a analisadas um total de nove produções. Verificou-se que embora o número de publicações que versam sobre TP na literatura científica brasileira e de língua espanhola seja pequeno, os estudos apontam para a eficácia da referida estratégia para estudantes público da Educação Especial, de modo que compreende-se a importância da promoção de estratégias da aprendizagem cooperativa para a promoção de práticas inclusivas e equitativas.