Este trabalho apresenta um relato de experiência descritivo, derivado da participação discente em um evento intitulado "O Planejamento Pedagógico e Suas Implicações no Processo de Ensino e Aprendizagem dos Alunos", realizado em uma escola municipal de ensino fundamental, na cidade de Igarapé-Açu/Pará. O resumo descreve a experiência na qual alunos bolsistas da Universidade do Estado do Pará – UEPA Campus X, ministraram uma oficina com o tema "Jogos Pedagógicos" para os professores da escola municipal. O objetivo da oficina ministrada foi explorar a importância do lúdico como estratégia de ensino, embasado nas ideias de Tizuko Morchida Kishimoto. Dividida em dois momentos, a oficina buscou envolver os professores participantes em atividades práticas e reflexivas, com o intuito de promover a compreensão e aplicação dos jogos pedagógicos nas aulas, e o foco escolhido para trabalhar na oficina pelos professores, foi desenvolver para aulas de matemática. Exemplos de jogos concretos foram apresentados, e um workshop interativo foi conduzido, proporcionando espaço para discussões e feedbacks relacionados ao tema. A dinâmica inicial permitiu conhecer as motivações individuais, enquanto as discussões abordaram as dificuldades enfrentadas pelos professores no uso de jogos pedagógicos. Os professores participantes foram incentivados a enxergar o lúdico como uma valiosa estratégia de ensino na sala de aula, reconhecendo seu potencial para tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Os resultados obtidos na oficina demonstraram o envolvimento e a interação positiva dos professores, evidenciando a relevância da abordagem lúdica na prática educativa.