Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111232
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3311
    "inscrito_id" => 10114
    "titulo" => "BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo se iniciou a partir da experiência obtida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado no segundo semestre do ano de 2023, na escola municipal Externato Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de São Miguel do Guamá-PA. O presente relato foi realizado por meio da análise e observação das aulas sobre o conteúdo Brincadeiras e Jogos, nas turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental anos iniciais, nesse sentido, apresenta como objetivo relatar nossa experiência com o Estágio Supervisionado I e descrever algumas atividades lúdicas promovidas pela Educação Física Escolar (EFE) e a sua relação com desenvolvimento infantil. O referencial-metodológico desse trabalho se fundamenta na contribuição da ludicidade para o desenvolvimento infantil, por intermédio do conteúdo Brincadeiras e Jogos presente na EFE, utilizando a pesquisa qualitativa e como técnica a observação participativa. A EFE é situada como um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo das crianças. No decorrer do Estágio foi aplicado o conteúdo em questão para os alunos durante suas aulas, na qual foi observado nas vivências que as atividades lúdicas realizadas estimulavam fatores físicos e cognitivos, dentre eles: o raciocínio, agilidade e memória, que são indispensáveis para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, constatou-se a importante relação do lúdico com as práticas da Educação Física, tendo as atividades lúdicas presentes diretamente no desenvolvimento cognitivo e motor. A partir dos obstáculos e suas resoluções durante as aulas, os estudantes geraram uma expansão mental, aprimorando suas capacidades de memória, raciocínio e agilidade. Dessa forma, acreditamos que no ensino fundamental anos iniciais, as atividades propostas devem ser integradas ao cotidiano de cada uma das crianças, para que seja possível fazer correspondência com o mundo em que vivem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10114_TB3311_26102024191920.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIK DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "ERIK"
    "autor_email" => "erikreis2015@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111232
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3311
    "inscrito_id" => 10114
    "titulo" => "BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo se iniciou a partir da experiência obtida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado no segundo semestre do ano de 2023, na escola municipal Externato Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de São Miguel do Guamá-PA. O presente relato foi realizado por meio da análise e observação das aulas sobre o conteúdo Brincadeiras e Jogos, nas turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental anos iniciais, nesse sentido, apresenta como objetivo relatar nossa experiência com o Estágio Supervisionado I e descrever algumas atividades lúdicas promovidas pela Educação Física Escolar (EFE) e a sua relação com desenvolvimento infantil. O referencial-metodológico desse trabalho se fundamenta na contribuição da ludicidade para o desenvolvimento infantil, por intermédio do conteúdo Brincadeiras e Jogos presente na EFE, utilizando a pesquisa qualitativa e como técnica a observação participativa. A EFE é situada como um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo das crianças. No decorrer do Estágio foi aplicado o conteúdo em questão para os alunos durante suas aulas, na qual foi observado nas vivências que as atividades lúdicas realizadas estimulavam fatores físicos e cognitivos, dentre eles: o raciocínio, agilidade e memória, que são indispensáveis para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, constatou-se a importante relação do lúdico com as práticas da Educação Física, tendo as atividades lúdicas presentes diretamente no desenvolvimento cognitivo e motor. A partir dos obstáculos e suas resoluções durante as aulas, os estudantes geraram uma expansão mental, aprimorando suas capacidades de memória, raciocínio e agilidade. Dessa forma, acreditamos que no ensino fundamental anos iniciais, as atividades propostas devem ser integradas ao cotidiano de cada uma das crianças, para que seja possível fazer correspondência com o mundo em que vivem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10114_TB3311_26102024191920.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIK DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "ERIK"
    "autor_email" => "erikreis2015@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo se iniciou a partir da experiência obtida durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal, realizado no segundo semestre do ano de 2023, na escola municipal Externato Santo Antônio Maria Zaccaria, no município de São Miguel do Guamá-PA. O presente relato foi realizado por meio da análise e observação das aulas sobre o conteúdo Brincadeiras e Jogos, nas turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental anos iniciais, nesse sentido, apresenta como objetivo relatar nossa experiência com o Estágio Supervisionado I e descrever algumas atividades lúdicas promovidas pela Educação Física Escolar (EFE) e a sua relação com desenvolvimento infantil. O referencial-metodológico desse trabalho se fundamenta na contribuição da ludicidade para o desenvolvimento infantil, por intermédio do conteúdo Brincadeiras e Jogos presente na EFE, utilizando a pesquisa qualitativa e como técnica a observação participativa. A EFE é situada como um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo das crianças. No decorrer do Estágio foi aplicado o conteúdo em questão para os alunos durante suas aulas, na qual foi observado nas vivências que as atividades lúdicas realizadas estimulavam fatores físicos e cognitivos, dentre eles: o raciocínio, agilidade e memória, que são indispensáveis para o desenvolvimento infantil. Sendo assim, constatou-se a importante relação do lúdico com as práticas da Educação Física, tendo as atividades lúdicas presentes diretamente no desenvolvimento cognitivo e motor. A partir dos obstáculos e suas resoluções durante as aulas, os estudantes geraram uma expansão mental, aprimorando suas capacidades de memória, raciocínio e agilidade. Dessa forma, acreditamos que no ensino fundamental anos iniciais, as atividades propostas devem ser integradas ao cotidiano de cada uma das crianças, para que seja possível fazer correspondência com o mundo em que vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.