A era digital culminou em mudanças sociais e culturais, bem como em uma nova forma de aprendizagem centrada no aluno, o qual atua como um agente ativo na construção do seu conhecimento. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar o uso de aplicativos para aprendizagem (App-learning) na elaboração de uma maquete virtual de uma farmácia de manipulação por alunos do curso de Farmácia na disciplina de Fundamentos da Farmacotécnica. A pesquisa de opinião sobre o trabalho foi realizada em um formulário on-line (Google Forms), contendo uma pergunta subjetiva e cinco perguntas de múltipla escolha. Quanto aos resultados da pesquisa, foram utilizados aplicativos como 5D planner, Autocad, Floorplanner, Minecraft e Revit. 52,6% dos alunos avaliaram a metodologia ativa como “muito boa” ou “boa”. 57,9% afirmaram que a principal vantagem do trabalho em forma de maquete 2D ou 3D foi a facilidade na execução do trabalho (26,3%) e otimização do tempo em relação às metodologias tradicionais, por exemplo seminários (31,6%). As principais dificuldades em desenvolver a maquete foram o uso do aplicativo (42,1%) e compreender os aspectos técnicos relacionados ao tema (31,6%). Por último, 63,2% afirmaram que trocariam a metodologia tradicional na forma de seminários pelo desenvolvimento da maquete no formato virtual. Diante disso, pode-se concluir que houve uma boa aceitação do trabalho em formato virtual por parte dos estudantes, embora o uso do aplicativo tenha sido relatado como uma dificuldade para a execução da maquete. Portanto, o App-learning é uma ferramenta pedagógica interessante para estimular os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem.