O artigo discute a categoria “Juventudes” e suas inter-relações com a Educação Profissional e Tecnológica, o mundo do trabalho, a educação ao longo da vida e seus projetos de futuro. Evidencia as desproporções entre jovens dos sexos masculino e feminino, em situação de vulnerabilidade econômica e social, estudantes do ensino técnico de nível médio integrado. São analisadas suas escolhas em relação à área escolhida no curso técnico; seus planos para a inserção no mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos; suas percepções, motivações e dificuldades são apresentadas e as diferenças inerentes às suas condições sociais e de gênero (perpassando raça/cor quando evidenciadas). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como lócus teórico os temas “juventudes, educação profissional de nível médio, projetos de vida/futuro e mundo do trabalho, apoiada em revisão da literatura mais recente. Os resultados apontam os atuais desafios enfrentados pelas juventudes, como a profissionalização, o trabalho, a renda, a cultura, o lazer e a saúde. Para os jovens que se encontram no contexto da vulnerabilidade social há ainda, um conjunto mais diverso de elementos que atuam e aumentam os desafios e obstáculos desde a formação inicial até a entrada no mercado de trabalho. Tais angústias nublam a visão desses jovens impedindo-os de verem e projetarem um futuro promissor, colocando em risco o potencial coletivo. A importância da busca por respostas para essa questão, é imprescindível para a compreensão dos seus anseios em relação à profissionalização, à educação profissional, ao trabalho e à educação continuada além da importância para a implementação de políticas públicas para as juventudes, para subsidiar modelos de gestão das instituições de educação profissional, bem como para educadores e pesquisadores interessados pela temática.