A pesquisa desenvolvida, visou a criação de um plano curricular para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua (L2) para uma turma de 6º ano do ensino fundamental, proporcionando uma compreensão profunda das estruturas linguísticas da Libras, incluindo fonética, fonologia, morfologia, sintaxe e análise textual. O estudo detalhado de cada nível linguístico ajuda a entender a evolução e o funcionamento das línguas naturais, além de promover a inclusão da comunidade surda. O plano é estruturado em atividades bimestrais, cada uma focando em diferentes aspectos da fonética e fonologia da Libras. São utilizados diversos recursos didáticos como teatro de fantoches, dança, vídeos e atividades manuais. As habilidades desenvolvidas incluem desde a explicação da organização do corpo humano até a coordenação de ações motoras e sensoriais, utilizando a Libras como ferramenta de comunicação. O plano curricular é fundamentado em estudos de linguística aplicada à Libras, com destaque para os parâmetros fonológicos descritos por Stokoe (1960) (movimento, ponto de articulação, configuração de mão, expressões faciais e corporais). Referências importantes incluem trabalhos de Brito (2019), Silva (2021) e outros estudiosos que exploram a descrição fonético-fonológica e a aquisição de Libras como L2. O plano de aula anual é um esforço significativo para promover o ensino da Libras, valorizando a língua como um sistema autônomo e complexo. Ao explorar fonética e fonologia, o plano contribui para a criação de recursos educacionais inclusivos e acessíveis, fortalecendo a comunidade surda e expandindo nosso entendimento sobre a Libras.