O presente artigo tem por finalidade verificar a atuação do movimento sindicalista do magistério na formação da identidade política dos docentes do município de Crateús, assim, investigar a atuação do movimento sindical dos profissionais do magistério diante da formação da identidade política docente municipal.Desta forma,iremos conhecer a estruturação do movimento sindical do magistério no município de Crateús; Compreender a relação entre a formação da identidade política dos docentes do município com o sindicato dos professores municipais e Analisar as transformações e a formação da identidade política dos professores no território por meio do movimento sindicalista do magistério.bem como, verificar as principais conquistas realizadas pelo movimento sindicalistas dos professores.Assim, a metodologia utilizada neste artigo foi a realização de pesquisas bibliográficas, observação participativa e coleta de dados por meio de entrevista com profissionais integrantes do sindicato.O referencial teórico (Freire,1967),(Gerux,1988),(CF,1988),(Souza 2008) e outros. Os resultados parciais demonstram que é inegável a relevância da temática no processo formativo docente das licenciaturas ao apresentar a atuação do sindicato dos professores crateuenses na formação identitária política de atuais e futuros docentes presente no âmbito da educação, bem como, na construção cívica e social que os movimentos sociais realizados pelo sindicato dos professores,bem como, do reconhecimento e valorização da classe.