Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que está em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Trata-se de uma investigação historiográfica acerca do ensino da língua inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – nas suas diferentes institucionalidades. O objetivo geral da pesquisa é identificar o percurso histórico do ensino da língua inglesa dentro da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desenvolvida no IFCE, que responde à questão investigativa sobre a hegemonia dessa língua ao longo das institucionalidades federais da educação profissional no Ceará. Nosso referencial teórico se baseia nas contribuições de Phillipson (1992, 2010) sobre imperialismo linguístico; e Saviani (2007) e Ramos (2014) sobre as bases conceituais atuais da EPT. Os procedimentos metodológicos se orientam a partir do paradigma epistemológico do materialismo histórico-dialético. As técnicas para coleta e produção de dados são pesquisas bibliográfica e documental, além de entrevistas com professores do IFCE que tenham vivenciado outras institucionalidades da rede, o que denota uma abordagem qualitativa. Os resultados parciais apontam para o desvelamento das influências direta e indireta de órgãos e agências governamentais e privados de países anglófonos hegemônicos para o fomento da necessidade global da língua inglesa.