Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA PAUTADO NUMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E HISTÓRICO NUMA TURMA DE EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110177
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1856
    "inscrito_id" => 5793
    "titulo" => "O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA PAUTADO NUMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E HISTÓRICO NUMA TURMA DE EJA"
    "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa voltado para a Educação Básica, cujo objetivo foi propor uma metodologia de ensino de leitura pautado numa abordagem de letramento sociocultural e histórico para uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, buscou-se contemplá-la neste estudo, não só como expressão literária, mas também como prática sócio-histórica e discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura na EJA, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Nesta perspectiva, partiu-se da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da EJA, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos diversos numa escola do interior paraibano; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura, cujas respostas sinalizaram para a necessidade de uma tomada de ação docente que possibilitou trabalhar a literatura de cordel mediante uma proposta de letramento sociocultural e histórico para o público da EJA. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo temático com a literatura de cordel como forma de despertar a sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Os resultados demonstraram o êxito da pesquisa, uma vez que foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5793_TB1856_21102024161809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA"
    "autor_email" => "professora_aparecida@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110177
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1856
    "inscrito_id" => 5793
    "titulo" => "O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA PAUTADO NUMA ABORDAGEM DE LETRAMENTO SOCIOCULTURAL E HISTÓRICO NUMA TURMA DE EJA"
    "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa voltado para a Educação Básica, cujo objetivo foi propor uma metodologia de ensino de leitura pautado numa abordagem de letramento sociocultural e histórico para uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, buscou-se contemplá-la neste estudo, não só como expressão literária, mas também como prática sócio-histórica e discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura na EJA, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Nesta perspectiva, partiu-se da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da EJA, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos diversos numa escola do interior paraibano; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura, cujas respostas sinalizaram para a necessidade de uma tomada de ação docente que possibilitou trabalhar a literatura de cordel mediante uma proposta de letramento sociocultural e histórico para o público da EJA. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo temático com a literatura de cordel como forma de despertar a sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Os resultados demonstraram o êxito da pesquisa, uma vez que foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5793_TB1856_21102024161809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA"
    "autor_email" => "professora_aparecida@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa voltado para a Educação Básica, cujo objetivo foi propor uma metodologia de ensino de leitura pautado numa abordagem de letramento sociocultural e histórico para uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, buscou-se contemplá-la neste estudo, não só como expressão literária, mas também como prática sócio-histórica e discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura na EJA, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Nesta perspectiva, partiu-se da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da EJA, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos diversos numa escola do interior paraibano; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura, cujas respostas sinalizaram para a necessidade de uma tomada de ação docente que possibilitou trabalhar a literatura de cordel mediante uma proposta de letramento sociocultural e histórico para o público da EJA. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo temático com a literatura de cordel como forma de despertar a sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Os resultados demonstraram o êxito da pesquisa, uma vez que foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.