Este artigo objetiva apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa voltado para a Educação Básica, cujo objetivo foi propor uma metodologia de ensino de leitura pautado numa abordagem de letramento sociocultural e histórico para uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, buscou-se contemplá-la neste estudo, não só como expressão literária, mas também como prática sócio-histórica e discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura na EJA, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Nesta perspectiva, partiu-se da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da EJA, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos diversos numa escola do interior paraibano; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura, cujas respostas sinalizaram para a necessidade de uma tomada de ação docente que possibilitou trabalhar a literatura de cordel mediante uma proposta de letramento sociocultural e histórico para o público da EJA. Dessa forma, foi desenvolvido um estudo temático com a literatura de cordel como forma de despertar a sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Os resultados demonstraram o êxito da pesquisa, uma vez que foi possível a realização das aprendizagens propostas mediante o desenvolvimento de práticas e eventos de letramento que favoreceram os colaboradores do estudo a partir da aquisição da habilidade da leitura.