Este trabalho abrange uma pesquisa acerca da identificação dos níveis do pensamento geométrico de estudantes do Ensino Médio e tem como objetivo principal apresentar uma análise dos resultados da aplicação de três testes de Van Hiele, no âmbito do Programa de Apoio às Licenciaturas (PROLICEN), do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, na Escola Cidadã Integral Técnica Luiz Gonzaga Burity, situada em Rio Tinto – PB. A pesquisa tem como base a teoria de Van Hiele, que descreve um modelo para o desenvolvimento do pensamento geométrico, partindo de uma sequenciação em cinco níveis de compreensão geométrica, que possibilitam identificar características do processo de pensamento geométrico dos estudantes. Tomamos como embasamento teórico os estudos de Van Hiele (1957), Van de Walle (2009) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Os testes de Van Hiele foram aplicados em duas turmas de 3ª série do Ensino Médio, uma turma do curso técnico de Guia de Turismo, composta por 12 estudantes e outra turma do curso técnico de Comércio, composta por 28 estudantes. Os testes se referem a três dos cinco níveis propostos que, posteriormente, foram discutidos em sala, com os estudantes das turmas. Os principais resultados obtidos mostram que os estudantes possuem defasagens de conceitos e visualizações nos três níveis da compreensão geométrica apresentadas nos testes, com uma menor defasagem ocorrendo no primeiro nível, que trata da visualização, e com a maioria das dificuldades concentrando-se no segundo e terceiro níveis, que tratam da análise e da dedução informal, respectivamente.