O presente artigo aborda a efetividade da Inteligência Artificial (IA) nos processos de ensino e aprendizagem, visto que a IA emergiu de uma forma revolucionária no contexto educacional com propostas inovadoras capazes de superar fragilidades presentes na Educação. Esta investigação científica teve como objetivo analisar a assertividade da IA no desenvolvimento de recursos educacionais e nos processos de aprendizagem em sala de aula. A IA está presente no cotidiano das pessoas em diversos campos de atuação: na medicina, nos transportes, na alimentação, na segurança, no entretenimento, no mercado de trabalho como um todo. A educação não está de fora desse contexto, existem diversos instrumentos, nesse sentido, que podem contribuir para o alcance de resultados mais rápidos e de forma significativa para os estudantes. A sociedade mudou, evoluiu e a educação precisa acompanhar os avanços, sobretudo no campo da tecnologia, sedo de extrema relevância que os profissionais que estão envolvidos no processo educativo se apropriem desse conhecimento em busca de atender as demandas e perfil do estudante no momento atual. Não cabe mais as velhas práticas. Nesse contexto, para além de analisar a aprendizagem dos estudantes por meio do uso de recursos da IA, a pesquisa visa ainda, fazer uma reflexão da prática do professor com vistas ao uso de tecnologias educacionais em seu planejamento pedagógico. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta pesquisa foi o estudo de caso, uma vez que particularizou a investigação de uma experiência em uma escola da Rede municipal de Ensino de Rio Largo/AL. Esta pesquisa dialoga com discussões dos estudos de Moran; Masetto; Behrens (2013), Mesquita (2013), McCarthy (2007), Filatro (2018) e outros. Em suma, o artigo traz um panorama da importância do uso da IA nas instituições de ensino. Discorre sobre os impactos positivos que as inovações em tecnologia contribuem para o cenário educacional.