O estágio de observação é fundamental na formação do futuro(a) psicólogo(o), indo além de uma exigência curricular. Ao observar e entrevistar profissionais da Educação os estudantes reconhecem a dinâmica do espaço escolar e podem examinar as relações a partir da teoria aprendida em sala de aula, desenvolvendo habilidades essenciais como a capacidade de observação, investigação aguçada e reflexão crítica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar um roteiro de observação e entrevista que pode ser utilizado por estudantes de psicologia quando se propõem a fazer observações e entrevistas técnicas em contexto escolar. O protocolo de observação tem em sua primeira parte orientações sobre como deve ser registrado o comportamento dos sujeitos examinados, além de outras sobre o exame do ambiente físico da escola e da sala de aula e do registro cursivo dessas interações. Por sua vez, o roteiro de entrevista a ser aplicado com professores investiga o que é ser docente, suas condições de trabalho, de saúde mental e as contribuições do profissional de psicologia ao processo de ensino e aprendizagem. Em suma, a observação em contextos educacionais e o dialogo com professores oferece uma imersão na realidade da sala de aula, permitindo ao estudante antecipar desafios futuros, construir uma base sólida de conhecimento e desenvolver habilidades de compreensão acerca do processo de ensino e aprendizagem.