O presente relato discute as contribuições da disciplina intitulada Diversidade e Educação na formação de licenciandos(as) em Pedagogia da modalidade EaD no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) – Campus Muzambinho. A disciplina é regularmente ofertada para estudantes do 7º Período do curso e discute tópicos imprescindíveis para se pensar a diversidade nos contextos educativos. Os licenciandos(as) realizam diversas atividades como fóruns, tarefas, vídeos, dentre outros. Uma das atividades é o desenvolvimento de um Estado do Conhecimento na perspectiva da diversidade, tais como, diversidade religiosa, pessoas com deficiência, gênero e grupos LGBTQIAP+. A divisão dos grupos ocorre via plataforma Moodle e, em colaboração, os estudantes desenvolvem suas pesquisas em diferentes eventos e periódicos da área educacional. Esse movimento de Educar para a Pesquisa tem auxiliado na compreensão de lacunas investigativas, o que pode contribuir para que tais licenciandos(as) se insiram em programas de pós-graduação após a conclusão da formação inicial. Além disso, por meio deste educar para a pesquisa, os(as) estudantes tem desenvolvido habilidades investigativas, aprimorando a escrita e conhecendo na práxis as normas acadêmicas necessárias para o desenvolvimento de um texto científico. Tais habilidades poderão auxiliá-los na escrita de documentos, relatórios, projetos de ensino e de pesquisa nos ambientes educativos em que eles poderão se inserir no mercado de trabalho. Assim, os resultados apontam para uma contribuição efetiva e alerta para a inserção de práticas de pesquisa nas disciplinas da formação inicial, favorecendo um ambiente investigativa de escrita colaborativa.